Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Os gols que serão marcados na Copa de 2014 poderão ser vistos nos estádios por meio de uma tecnologia gaúcha. A Imply, com sede em Santa Cruz do Sul, negocia a instalação de placares eletrônicos nas novas arenas que estão sendo erguidas no país para abrigar o maior torneio de futebol do planeta. A Arena Castelão, em Fortaleza, já inaugurou dois telões de 102 metros quadrados cada fabricados pela empresa gaúcha.
Além dos placares, Imply deve fornecer o sistema de acesso e bilhetagem aos estádios. A tecnologia está presente na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Além disso, o sistema Siga oferece aos torcedores a comodidade de comprar seus ingressos pela internet. Mas o objetivo do diretor-presidente da Imply, Tironi Paz Ortiz, 46 anos, é maior:
- Queremos estar presentes em pelo menos cinco dos 12 estádios que sediarão os jogos da Copa de 2014.
A ambição do administrador vem fazendo da Imply uma empresa cada vez mais globalizada. Há 10 anos, Ortiz deixou seu cargo em uma empresa de tecnologia e decidiu abrir um negócio no mesmo ramo. Somou o seu conhecimento ao de sete amigos, cada um especialista em uma área, e inaugurou a Imply, em maio de 2003.
- Nossa primeira nota fiscal foi emitida a partir da venda de uma pista de boliche para a Espanha. Por isso, eu brinco que nós já nascemos globalizados - conta o diretor-presidente.
Foi um strike. Hoje, a empresa tem uma carteira com mais de 65 produtos, divididos nos segmentos de informação e entretenimento, que são vendidos para mais de 40 países. A presença em mercados de diferentes nações é considerada, para Ortiz, um dos segredos de sucesso da empresa:
- Começamos vendendo para a Europa, há 10 anos, quando lá o mercado estava aquecido. Quando eles entraram em crise, aproveitamos a demanda brasileira.
De uma sala locada no centro de Santa Cruz do Sul, a Imply passou, em 2009, para uma área de 180 mil metros quadrados, às margens da rodovia Montenegro-Santa Maria (RSC-287). Moderno e ecologicamente correto, o parque tecnológico, que deve ser oficialmente inaugurado durante a festa de 10 anos da empresa, em maio deste ano, já recebeu investimento de cerca de R$ 20 milhões. Otimista, Ortiz projeta injetar o dobro do valor nos próximos dois anos:
- Esse parque, com certeza, foi nosso maior e melhor investimento até agora. 2012 está aí para provar. Foi nosso melhor ano e conseguimos duplicar o faturamento, chegando a R$ 35 milhões.
Até 2015, o empresário estima chegar a uma receita anual de R$ 100 milhões. Para conquistar a meta, Ortiz investe em treinamento dos funcionários - todo o quadro funcional para durante uma hora uma vez por semana com a finalidade de participar de treinamentos -, está presente em feiras mundiais de tecnologia e conta com uma rede de distribuidores em 20 países, com a ajuda dos quais pretende conquistar novos clientes.
- Acredito que nossa vontade e capacidade de adaptação e inovação conta muito para superarmos a concorrência, principalmente no ramo do entretenimento - pondera.
Como exemplo, o empresário cita a criação do Bowling Café. Para conseguir vender seus produtos a pubs europeus, desenvolveu pistas mais curtas de boliche que podem ser operadas com moedas ou fichas, ideais para lugares pequenos e dinâmicos.
Ortiz lembra de outro desafio que recebeu há seis anos. Na época, a diretoria do Grêmio requisitou um sistema inteligente de bilhetagem para o estádio Olímpico. A Imply não trabalhava com o produto, mas aceitou a proposta. O resultado foi o primeiro sistema de controle de acesso com venda de ingressos pela internet de um clube brasileiro.
- Poderíamos ter dito não, porque não tínhamos escopo para isso. Mas não só aceitamos o desafio como aproveitamos para ampliar nossas atividades. É um case de sucesso - atesta Ortiz.
PERFIL
- Origem: Santa Cruz do Sul
- Fundação: 2003
- Segmentos: a Imply atua em duas frentes, de informação, no qual tem mais de 50 produtos, entre os quais terminais de autoatendimento, placares esportivos e rodoviários, e sistemas de acesso e bilhetagem, e o outro ramo é o de entretenimento, entre os mais de 15 itens estão pistas de boliche e games destinados a playgrounds
- Unidades: o parque tecnológico e a sede ficam em Santa Cruz do Sul e a empresa uma tem filial comercial em São Paulo, além de 20 distribuidores ao redor do mundo
- Número de funcionários: 160
- Faturamento em 2012: R$ 35 milhões (alta de 100% com relação a 2011)
- Projeção para este ano: R$ 50 milhões (crescimento de 42%)
- Previsão de expansão até 2015: chegar ao faturamento de R$ 100 milhões e duplicar quadro de funcionários
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