Duas éguas usadas como barrigas de aluguel devem atrair a atenção de compradores por ofertar embriões de equinos campeões.
A oferta rara ocorre em leilão amanhã à noite, em Rio Grande, no sul do Estado.
Os pais dos embriões são Ganadero da Harmonia, campeão do Freio de Ouro, e Maragato dos Alpes, terceiro melhor macho de Esteio, com a égua BT Vassoura Uma nova regra da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC), em vigor desde o final de 2011, permite que as éguas tenham até duas prenhezes sem que tenham gerado a cria.
Isso quer dizer que é possível inseminar dois embriões em éguas diferentes, abrindo a possibilidade de que sejam usadas "barrigas de aluguel".
Segundo Rodrigo Teixeira, superintendente de serviço de registro genea- lógico da associação, a medida abre algumas possibilidades interessantes.
- Uma égua normal só consegue gerar a partir dos nove ou 10 anos. Agora, poderemos utilizar seu óvulo a partir dos dois anos, quando começam a ser produzidos. Teremos sete ou oito anos a mais de crias - explica.
Criadores avaliam estar diante de um novo mercado, inclusive para éguas inferiores. Não há oferta mínima. Segundo Luiz Carlos Carvalho Jr., da Cabanha Guanabara, organizador do evento, Ganadero da Harmonia e Maragato dos Alpes estão avaliados em mais de R$ 1 milhão cada.
- O Ganadero teve três cotas de 5% vendidas a R$ 50 mil.
Quem der a maior oferta poderá levar a égua receptora como brinde.
Cavalo crioulo
Leilão em Rio Grande traz éguas usadas como barriga de aluguel
Embriões de equinos campeões serão ofertados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: