Um grupo de produtores rurais se reuniu na manhã desta sexta-feira (5) no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para protestar contra a demora na efetivação de medidas de apoio financeiro aos agricultores do Estado. Coroas de flores e balões pretos foram colocados na pista central do parque para simbolizar a situação dramática dos agricultores.
Os atos tiveram início antes da cerimônia de abertura oficial da Expointer, marcada para as 10h, e à espera por anúncios dos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que participam da festa.
Até quinta-feira (4), a presença dos ministros era tida como incerta, mas ganhou força após pressão do setor.
A expectativa é de que Fávaro e Teixeira oficializem o apoio financeiro prometido aos agricultores após perdas relacionadas a questões climáticas. Nesta semana, as negociações entre governo e setor tentaram avançar nas condições do pacote sinalizado.
A proposta inicialmente colocada à mesa seria de R$ 10 bilhões para a repactuação das dívidas e três faixas de juros: de 6% para os pequenos, 8% para os médios e 10% para os grandes produtores. O prazo para o pagamento seria de sete anos. O setor produtivo, contudo, segue pleiteando remanejos na proposta, como o alongamento no prazo dos vencimentos.


