
Pela primeira vez, a Be8 participa da Expointer, a maior feira de agropecuária da América Latina, como expositora. O evento começou no sábado (29) e se encerra no próximo domingo (6). A marca leva para o evento uma agenda voltada à inovação, ao desenvolvimento do agronegócio e à transição energética. Na Expointer, a Be8 apresenta projetos estratégicos que reforçam sua atuação como empresa brasileira de energias renováveis, com destaque para o empreendimento de etanol e glúten vital em Passo Fundo e para o biocombustível Be8 BeVant®.
A estreia na Expointer marca uma nova fase da Be8. Segundo o presidente da companhia, Erasmo Carlos Battistella, além de ampliar sua presença institucional, a empresa aproveita a feira para estreitar o relacionamento com produtores rurais, clientes, parceiros, autoridades, lideranças do setor e imprensa, reforçando sua atuação nos debates sobre inovação, sustentabilidade e competitividade do agronegócio.
Ao longo da programação, a Be8 promoverá encontros estratégicos com diferentes públicos. Entre as agendas estão reuniões com a cadeia da pecuária para apresentar o DDGS (Grãos Secos de Destilaria com Solúveis) e um encontro dedicado à cadeia produtiva dos cereais de inverno, reunindo produtores, lideranças setoriais, representantes da Farsul e especialistas para discutir os desafios e perspectivas da cultura.
— Chegamos à Expointer para apresentar projetos, mas, principalmente, para construir conexões. Acreditamos que o futuro do agronegócio passa pela integração entre campo, indústria e energia renovável. É essa visão que estamos compartilhando com os visitantes durante a feira — conclui Battistella.
O principal objetivo da Be8 é desenvolver uma nova cadeia de valor para os cereais de inverno, aumentando a atratividade das culturas, incentivando a produção regional e criando novas oportunidades econômicas para produtores rurais e para a indústria gaúcha. Segundo Battistella, a iniciativa está diretamente ligada ao projeto de etanol e glúten vital que a companhia desenvolve em Passo Fundo.
— Queremos mostrar que os cereais podem ser muito mais do que uma commodity. Estamos construindo uma nova cadeia produtiva capaz de gerar valor agregado, fortalecer a renda do produtor, atrair investimentos e criar oportunidades para toda a economia do Rio Grande do Sul — destaca.
Nova cadeia de valor para o trigo
O Rio Grande do Sul já é o maior produtor da cultura no Brasil, com uma média de 2,5 milhões de toneladas/ano. Com investimento superior a R$ 1,5 bilhão, a Be8 Glúten e Ethanol está transformando o trigo em uma nova oportunidade de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. O projeto, um dos maiores empreendimentos industriais em implantação no Estado, integra a produção de energia renovável, ingredientes para a indústria alimentícia e soluções para a nutrição animal em um único complexo industrial.
A unidade terá capacidade para produzir 210 milhões de litros de etanol por ano, contribuindo para ampliar a oferta regional de biocombustíveis e reduzir a dependência gaúcha do produto vindo de outras regiões do país.
O empreendimento também será a primeira unidade brasileira a produzir glúten vital em larga escala, produto atualmente importado em sua totalidade pelo mercado nacional. A estimativa é alcançar uma produção anual de aproximadamente 27 mil toneladas, abastecendo o Brasil e mercados do Mercosul.
Além disso, a planta produzirá cerca de 155 mil toneladas anuais de DDGS, ingrediente rico em proteínas utilizado na formulação de rações para bovinos, suínos e aves.
— É um projeto transformador porque une bioenergia, segurança alimentar e agregação de valor à produção agrícola. Estamos criando um modelo de desenvolvimento que fortalece o produtor rural, amplia a industrialização e posiciona o Rio Grande do Sul como referência em economia de baixo carbono — afirma o presidente da Be8.
Solução imediata para a descarbonização
O Be8 BeVant® é outro destaque da participação da companhia na feira. Trata-se de um biocombustível renovável desenvolvido para acelerar a descarbonização do transporte e das operações de máquinas e equipamentos pesados.
O produto pode ser utilizado de forma pura, sem necessidade de adaptações ou investimentos adicionais em infraestrutura, mantendo o desempenho operacional do diesel convencional e reduzindo em 99% as emissões de carbono do tanque à roda quando comparado ao diesel fóssil.
Para ampliar o conhecimento sobre a solução, a Be8 promove durante a Expointer encontros com clientes de máquinas agrícolas e de construção, transportadoras e frotistas apresentando os benefícios do combustível e suas aplicações no agronegócio.
— O agro brasileiro já é líder mundial em produtividade e sustentabilidade. Agora, tem a oportunidade de avançar também na transição energética. O Be8 BeVant® é uma solução disponível hoje, capaz de reduzir emissões imediatamente sem comprometer a performance das operações — finaliza Battistella.




