
Você já se perguntou se está investindo o suficiente para garantir o futuro financeiro que deseja? Esse é um questionamento comum entre os brasileiros, já que mais de 60% de quem investe diz não saber o suficiente sobre finanças para tomar decisões seguras. Isso é que mostra o levantamento, feito em 2023, pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Entre quem nunca investiu, o número é ainda maior, o que ajuda a explicar por que tantas pessoas adiam o planejamento financeiro.
Pensando nisso, a Warren lançou uma ferramenta gratuita que pode ser o primeiro passo para auxiliar na organização: o Simulador de Investimentos. A proposta é ajudar até mesmo quem já investe, mas não tem clareza sobre quanto aplicar por mês para conquistar objetivos específicos — como uma aposentadoria confortável ou o primeiro milhão.
Planejar é o primeiro passo
Uma pesquisa feita pela Serasa em parceria com Instituto Opinion Box, demonstra que a maioria dos brasileiros (60%) iniciam o planejamento financeiro para a aposentadoria com apenas cinco anos de antecedência. O levantamento também revela que 37% dos aposentados admitem que não se planejaram financeiramente para parar de trabalhar e 53% precisaram continuar trabalhando para complementar a renda.
Estes dados reforçam a importância de contar com ferramentas que auxiliam na organização financeira de forma antecipada. O simulador da Warren, por exemplo, permite visualizar de forma totalmente gratuita cenários financeiros com base em projeções realistas. Ao preencher informações como objetivo final, valor disponível para investir mensalmente e prazo desejado, a ferramenta calcula quanto seria necessário investir, considerando seu perfil de risco.
Mais do que uma calculadora, a tecnologia apoia em uma metodologia usada pelos próprios especialistas da Warren em consultorias financeiras. Por meio do serviço "Life", os usuários têm acesso a um planejamento completo, que abrange desde estratégias de investimento até gestão patrimonial e sucessão de bens.
Investir com autonomia e apoio
Mesmo que você nunca tenha investido antes, o simulador foi feito para ser acessível. Nada de linguagem técnica ou processos complexos, a proposta é descomplicar o planejamento financeiro, oferecendo um primeiro passo prático e seguro.
A ferramenta é simples e basta preencher três informações básicas: o valor que deseja atingir, quanto pode investir mensalmente e em quantos anos pretende alcançar esse objetivo. Com base nisso, o simulador sugere um plano personalizado de investimentos, considerando também o seu perfil de risco.
Depois da simulação, é possível visualizar um plano de investimento sugerido e, se quiser, contar com o apoio dos especialistas da Warren para dar continuidade. Tudo dentro de uma plataforma que adota o modelo fee-based, ou seja, sem comissões por produtos e com total alinhamento aos interesses do investidor.
A experiência ajuda a responder dúvidas como:
- Quanto preciso investir para me aposentar tranquilamente?
- Por quanto tempo devo investir para conquistar determinado valor?
- Qual é o meu perfil de risco?
Diante de tantos desafios para se planejar financeiramente, contar com ferramentas acessíveis pode ser um apoio relevante para tomar decisões com mais segurança.