
Em maio, a Alliance One Brasil (AOB) celebra 20 anos de trajetória ao lado de sua matriz global, a Alliance One International (AOI). Com sede nacional em Venâncio Aires (RS), a empresa comemora a data consolidada como referência no setor de tabaco, com presença nos três estados da Região Sul – responsáveis por 95% da produção nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e um olhar voltado para o futuro.
Neste novo ciclo, a AOB reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva, valorizando comunidades, produtores, colaboradores e parceiros. A estratégia está ancorada nos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance; em português, Ambiental, Social e Governança) e na crença de que são as pessoas que movem o setor.
ESG: presente e futuro
Desde o lançamento de sua estratégia de ESG em 2021, a empresa busca se consolidar como referência não apenas dentro da cadeia do tabaco, mas em todo o agronegócio, com foco em boas práticas sociais, ambientais e de governança.
– Estamos diante de um cenário de mudanças intensas. O mercado global exige inovação, o planeta necessita de compromisso e as pessoas estão em busca de sentido. Por isso, nosso foco em ESG não é uma resposta à tendência, mas à coerência – pontua o diretor de operações da AOB, Simon Yeo.
O executivo destaca que a Alliance One Brasil vem implementando ações com intuito de trazer mais eficiência, inovação, segurança no trabalho e respeito à natureza. Ainda assim, ele afirma que o grande diferencial da empresa está no “S” da sigla, voltado à responsabilidade social e às pessoas.
– Graças à cultura que criamos, nossos colaboradores, gestores e C-levels sentem-se representados pela missão da AOB. O envolvimento dos nossos funcionários com ações sociais tornou-se natural, virando parte da rotina laboral e, consequentemente, da cultura organizacional – completa Yeo.
Entre os programas sociais da empresa que refletem esse compromisso com as pessoas, destacam-se:
- Beyond Agronomy Basics (BAB)
Programa que tem como objetivo levar as melhores práticas agronômicas de conservação e melhoria dos solos, testadas e recomendadas para cada região, agregando conhecimento, troca de experiência, aumento de produtividade, qualidade e renda. Desde 2021, mais de três mil pessoas foram treinadas em 96 municípios espalhados pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
- DiversificAÇÃO
Com intuito de maximizar a renda do produtor, o projeto fornece aos trabalhadores sementes de alta tecnologia, fertilizantes, defensivos agrícolas e assistência técnica para a produção de milho, que se soma ao tabaco. Já são mais de 26 mil hectares cultivados com insumos oriundos do DiversificAÇÃO.
- Abre Aspas
Projeto que promove a doação de livros de literatura, jogos pedagógicos e oficinas de contação de histórias para estudantes de escolas públicas rurais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Ao todo, 44 colégios foram contemplados, com a distribuição de 10 mil obras, realização de 45 oficinas e impacto positivo para 12,4 mil estudantes.
Um olhar para o mercado global
A atuação da AOB está inserida em um cenário estratégico para o Brasil. Em 2024, o País exportou 455 mil toneladas de tabaco, gerando US$ 2,98 bilhões em receita, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC/ComexStat). Bélgica, China, Egito, Estados Unidos e Indonésia figuram entre os principais destinos do produto, que representou cerca de 5% das exportações brasileiras no último ano.
A Alliance One Brasil planeja seguir investindo na valorização do setor e no protagonismo brasileiro no mercado global.
– O compromisso da empresa vai além da eficiência das entregas, passando pelo reconhecimento, pela escuta e pelo cuidado com cada elo ligado ao setor. Nossa companhia completa 20 anos de história sustentada na qualidade do que entregamos, na responsabilidade das nossas relações e, acima de tudo, nas pessoas que fazem parte dessa cadeia, que são os verdadeiros protagonistas – ressalta o diretor regional das Américas da Alliance One, Fernando Limberger.