
Por mais que pareça lenda urbana, sim, fraturas penianas podem ocorrer durante o sexo – geralmente causadas por um trauma em meio a uma ereção. Apesar de raros, esses acidentes costumam provocar muitas dúvidas nos consultórios.
Entre elas, uma questão comum é: qual a posição sexual mais perigosa para os homens?
— É o que normalmente chamam de cowgirl, que é a mulher por cima. É nessa posição, em que a mulher está sentada no homem, que tem o maior risco de fratura peniana. Nesse ato da mulher de subir e descer, o pênis, que está duro, pode dobrar. Quando ele dobra, o tecido interno do pênis rasga, como uma fratura — explica o urologista e andrologista Gabriel Veber.
O médico especialista em saúde masculina reforça que, quando ocorre uma fratura peniana, independentemente da posição sexual, há sinais muito claros: perda imediata da ereção, uma dor forte e súbita e, às vezes, um barulho ou estalo. Em alguns casos, o pênis pode ficar inchado e roxo.
Ao notar esses sintomas, o recomendado é buscar atendimento médico imediatamente, seja no serviço de emergência ou com o médico de confiança.
— Num quadro agudo, em que o paciente procurou ajuda imediatamente, dependendo da manifestação clínica, a gente pode fazer exames para diagnosticar o que pode haver. Principalmente ressonância magnética e ecografia do pênis. Dependendo do grau da lesão, pode-se definir por manejo conservador, que é a observação, ou por cirurgia para a correção da fratura — detalha.
Além da fratura peniana, quais os outros riscos para os homens durante o sexo?
Apesar de ser pouco falado, o sexo também pode representar riscos à saúde dos homens, assim como para as mulheres. Veber sinaliza que, além da fratura peniana, os praticantes podem sofrer machucados ou infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como clamídia, gonorreia, sífilis e herpes genital, por exemplo.
— Para diminuir esses riscos, algumas posições mais arriscadas podem ser evitadas. Usar lubrificante porque a falta de lubrificação pode levar ao atrito excessivo, causando fissuras e dores. E, além disso, o uso do preservativo. Essa é a principal medida para prevenir infecções ou machucados no pênis — aconselha o médico.
O médico também reforça a recomendação: ao notar sinais como dor súbita, inchaço, hematoma, corrimento, ardência ou sangramento para urinar, feridas e verrugas na região genital, é necessário buscar atendimento médico com urgência.