
Para se dar bem no trabalho, é preciso muito mais do que cumprir metas. Pontualidade, postura profissional e até vestimenta podem influenciar na maneira com que as pessoas te veem. Mais do que isso, ter uma boa imagem - não só visual, mas também pelas pequenas atitudes do dia a dia - pode te levar ou não a receber uma promoção.
A consultora empresarial Cynthia Cunha enumerou 13 dicas que vão te ajudar a não fazer feio no trabalho; confira:
Hostilidade no contato interpessoal
Gentileza e cordialidade com colegas, chefes e também pessoas que ocupam cargos mais modestos é fundamental. Seja gentil e cortês ao pedir algo e agradeça sempre.
Explosões por problemas pessoais?
Explosões fora de hora não têm espaço no trabalho e ninguém é obrigado a conviver com o bipolar a todo o tempo! Pessoas voluntariosas, depressivas e reclamonas são as primeiras a receberem cartão vermelho.
Traído pelo closet? Como se vestir?
Em país tropical como o nosso não é fácil "dosar" e ter o senso crítico necessário para não cair nos deslizes na hora de montar um "look". Vale a dica: profissionalmente, sempre é melhor chamar a atenção pela elegância. Para mulheres transparências, decotes, barrigas de fora e shortinhos tem lugares certos. E para os homens jamais meias claras com traje escuro e pochetes.
Micos tecnológicos
Claro que o comportamento muda e algumas regrinhas se adaptam ao nosso estilo de vida, porém o uso adequado é super importante. Atender celulares em reuniões é inadmissível. Em caso extremo de urgência deixe o celular no modo silencioso, saindo discretamente para atender. E-mails também são embaraçosos. Não envie correntes, piadas, slides intermináveis e orações. Deixe isso no seu e-mail particular, jamais no corporativo.
Redes sociais e micos virtuais
Não é porque você não está fisicamente presente que a sua imagem não é abalada. Cuidado com as fotos publicadas, com as "verdades" que você defende e os comentários ácidos. Hoje não dissociamos mais a pessoa física da virtual. Está no seu perfil ser um gerente da qualidade e você posta que detesta o que está fazendo como muitos na empresa. Cuidado, pois o seu caráter também é avaliado pelo o que você também fala nas redes sociais!
Abraços, beijinhos e intimidade forçada!
Evite beijinhos no trabalho. Claro que há momentos certos como aniversários, confraternizações onde o ambiente também é outro.
Postura
Cuidado com palavrões, gírias e falar alto no trabalho. Comportamentos como esses podem prejudicá-lo. Por isso, é fundamental ser educado e manter a compostura mesmo em situações criticas.
Críticas em público
O feedback negativo nunca deve ser em público, pois tal atitude pode constranger o colaborador. Porém, caso o assunto for um elogio ou reconhecimento é indicado fazer diante de outras pessoas como forma de incentivo. É preciso ter bom senso e respeito.
Falta de pontualidade
A atenção ao horário não é apenas na entrada ao trabalho, mas inclui ser pontual nas reuniões, encontros, entre outros compromissos da empresa. Além disso, o profissional deve respeitar o tempo estipulado para o almoço e cumprir suas tarefas no prazo.
Falar mal da empresa
Criticar a organização por causa do salário, benefícios e discordar com as novas políticas no ambiente de trabalho, não pega bem. Existem os canais e os momentos certos para relatar a insatisfação. O indicado é expor as ideias ao mesmo tempo em que propõe soluções.
Desrespeitar a hierarquia
Não acatar as regras da empresa é considerado insubordinação e pode levar a demissão. Além disso, passar por cima da posição pré-estabelecida na instituição não é visto como pró-atividade. Em termos de postura, é essencial respeitar a hierarquia para evitar problemas na vida profissional.
Impor pensamentos ideais
É comum o líder ditar regras como crenças religiosas e política, entre outras determinações que ele acredite. O chefe deve agir como responsável e não como ditador. Antes de tudo, é fundamental respeitar as diferenças e buscar o melhor de cada um para agregar valor à política da empresa.
Ausência de feedback
A falta de esclarecimento dos funcionários perante seus colegas e ao publico externo compromete a imagem da organização. Deixar de dar um retorno quanto a uma solicitação, por exemplo, pode passar uma impressão negativa. Portanto, as empresas são feitas de pessoas, que logo vão achar os serviços da companhia ruim devido à falta de informação.