Deixou seu bichano na casa da sogra e partiu carnaval? Então não se assuste se seu gato estiver um pouco mais magro e de mal com a vida. Mesmo deixando à vontade a ração preferida dele, alguns gatos podem se sentir solitários sem presença da pessoa em torno da qual eles gravitam.
Cada dono conhece uma maneira de deixar seu gato feliz, mas para quem ainda não descobriu as particularidades de seu gato recém adotado, seguem aqui dicas para você fazer as pazes com seu amigo depois da folia. E lembre que um bom retorno faz da experiência menos traumática da próxima vez.
1.Brinque com ele
É muito importante e, diferentemente dos brinquedos, tem a vantagem de interagir ambas as espécies. Laços são reforçados com brincadeiras que se tornam exclusivas da dupla. Além disso, brincar com seu gato promove momento de lazer e relaxamento para ambos. Descubra brincadeiras que desafiem a astúcia de seu mascote. Pode ser uma bolinha presa a uma corda, uma rolha, uma caixa fechada com objetos dentro. Crie seu brinquedo e parta para o ataque!
2.Dê preferência para ele
Mil coisas para fazer na volta do feriadão? Verifique se não pode atrasar mais um pouquinho. Dê prioridade ao seu bichinho para que ele volte a se sentir seguro e satisfeito. Não faça outra viagem nos próximos dias e isso inclui o final de semana.
3.Respeite a privacidade
Gatos amam ficar em lugares que seus donos não têm o costume de usar. A prateleira mais alta do móvel, a cesta de roupas, o espaço embaixo da cama. Na volta do feriadão, depois de deitar e rolar com seu gato, procure respeitar os refúgios e finja que não o vê quando ele busca seus momentos de solidão.
4.Comidinha especial
Sachezinho preferido do gato às vezes ultrapassa o orçamento? Verifique se não pode abrir uma exceção dessa vez.
5.Brinquedinhos novos
Se vale para as crianças, pode valer para os pet também. Traga novos brinquedinhos para seu gato, aqueles com cantil, bolinha, gato de pelúcia, o que for para deixá-lo ainda mais satisfeito com seu retorno.
6.Normalidade à casa
Faça com que seu gato perceba que a vida voltou ao normal.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com