Levando o pet para cima e para baixo todo o final de semana para a serra ou litoral? Pois saiba que existem leis que precisam ser respeitadas para seu mascote estar ao seu lado nas estradas, mesmo viajando no carro da família.
As regras são antigas, mas pouca gente tem conhecimento. Veterinário no município turístico de Canela, Álvaro de Abreu vive regularmente essa questão.
– As pessoas não sabem que seu mascote tem de viajar acondicionado em uma caixa de transporte adequada ao seu tamanho ou estar com o adaptador do cinto de segurança no banco traseiro – lembra o profissional.
Para viajar com o animal de estimação, ele ressalta que também é necessário ter em mãos um atestado emitido por um médico-veterinário, com validade de dez dias.
– Depois desse período, turistas aqui da serra precisam procurar uma clínica ou consultório veterinário para uma nova avaliação acerca da saúde do mascote – complementa Abreu.
E não é para menos. Até na fria serra gaúcha já houve casos de cães portadores de Leishmaniose, uma doença sem cura e que até pouco tempo preocupava apenas quem viajava para as lagoas de Santa Catarina. Cabe lembrar que bichinho doente não pega a estrada, questão de sanidade animal e saúde pública!
Veja outros pontos importantes:
- A Polícia Rodoviária tem autonomia para parar e fiscalizar o veículo que transporta pets;
- Animal solto pelo carro é considerado uma infração média e vale de 3 a 5 pontos na carteira. Além disso, você desembolsa R$ 127,00;
- Saiba que seu mascote estar bem seguro dentro do automóvel não é exagero, mas prevenção. Cachorro e gato andando livremente por entre os bancos é uma atitude que pode distrair o condutor e causar acidentes;
- Você até pode burlar as regras em seu automóvel privado, mas saiba que seu mascote não embarca em ônibus de jeito nenhum se não estiver em uma caixa e com atestado de saúde em dia, o que inclui a vacina anti-rábica aplicada dentro de um período não superior a 12 meses;
Boa viagem a todos!
Leia mais:
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com