Plantas têm o poder de dar mais vida a qualquer ambiente. Que tal acrescentar algumas mudinhas ao seu espaço de trabalho em casa?
Com as dicas de Aniele Lima de Barros, que comanda a loja especializada Seiva Bruta, de Novo Hamburgo, e de Fernanda Oliveira, da consultoria em botânica e floricultura online Monteverde, da Capital, listamos as melhores espécies para o escritório.
Sansevieria masoniana “victoria”
Resistente, vai bem em (quase!) todos os tipos de ambientes – incluindo escritórios com pouca luz ou com ar-condicionado.
É uma ótima opção para quem está aprendendo a cuidar de plantas, explica Aniele:
— Ela suporta negligências no cuidado, porém, é sensível ao excesso de água — alerta.
Jiboia limão
Quer deixar o ambiente mais bonito para a videoconferência? Aposte em plantas pendentes para a estante, como a jiboia limão, indica a criadora do espaço Seiva Bruta. A espécie gosta de luz solar indireta e rega moderada – as folhas murcham quando precisam de água.
Zamioculca
Está no topo das plantas menos exigentes quanto a cuidados, com uma manutenção mínima – e faz bonito com suas folhas brilhantes. Costuma se adaptar bem a ambientes com pouca luz natural e exige poucas regas, explica Aniele.
Aglaonema Lawan
Outra ótima sugestão para quem ainda não tem prática com as verdinhas, essa planta de origem asiática encanta de imediato com suas folhas em tons rosados.
— Ela mostrará mais cores em um local com boa iluminação indireta, mas terá sucesso em um ambiente com pouca luz — ensina Aniele.
Jiboia
Além da versão néon, a jiboia costuma se dar bem com quem está começando a jardinar em casa. Para vê-la sempre bonita, basta manter o vaso em um local bem iluminado.
Na estante, por exemplo, ela cresce e ganha galhos pendentes. Borrife água em suas folhas nos dias quentes e secos, sugere Fernanda.
Costela de Adão
Uma das queridinhas de quem aderiu ao urban jungle, a Monstera deliciosa dá um charme todo especial ao ambiente com suas folhas grandes e vistosas.
— A rega deve ser feita sempre que o substrato estiver seco — lembra Fernanda.
Ideal para ambientes bem iluminados.
Pau d’água
Mais uma alternativa para quem tem ar-condicionado, costuma se adaptar a diferentes condições de iluminação.
A consultora botânica lembra que o Pau d’água ainda ajuda a purificar o espaço e tem fácil manutenção.