O filósofo suíço Alain de Botton afirmou em seu livro A Arquitetura da Felicidade que um ambiente pode interferir de forma tanto positiva quanto negativa nas relações pessoais e profissionais daqueles que nele atuam. Arquiteta, a dona deste apartamento leva esta afirmação consigo nos projetos dos clientes e passou por uma prova nos últimos meses, quando foi projetar a reforma do imóvel onde seria a primeira morada dela com o então namorado, o publicitário André Flores.
– Quando é projeto para um cliente, temos uma série de condicionantes. Uma casa para mim foi mais difícil de bater o martelo – conta Andrea Mu.
O combinado inicial era reformar apenas o banheiro, que apresentava problemas de infiltração. Foi quando ela descobriu a parede era de tijolos maciços.
– Virei a louca do tijolo – brinca. – Primeiro descasquei a parede do quarto e depois a da sala.Do apartamento antigo de André, vieram itens como a mesa de jantar.
Leia mais:
Restaurante com decoração de sala de jantar
Apartamento com 40 metros quadrados: veja o mix de vintage com industrial
Juntos, decidiram pela rede, penduraram as prateleiras, escolheram samambaias e adotaram um cachorrinho chamado Spritz. Os 86 metros quadrados ainda estão em formatação, sem pressa e atropelos:
– Estão sendo construídos junto com a gente.
DUPLA DESCOLADA:
Os bolsões de couro são da PP Acessórios e usados como revisteiro e porta-cartas. O bufê é da Tok&Stok
DICAS DE PROFISSIONAL:
Para a parede, Andrea aplicou tinta acrílica fosca. Se fosse manter a aparência natural, seria preciso usar um selador.Para ter dois armários, a arquiteta jogou com duas profundidades: 60cm no guarda-roupa branco, onde ficam os cabides, e 40cm no de madeira, para roupas dobradas
FAÇA VOCÊ MESMO:
Para o efeito de luz no espelho, uma corda iluminosa pode ser usada, evitando mais obras. As cerâmicas estilo metrô londrino são da marca
MAIS IDEIAS:
Concreto ou basalto?
Os dois teriam um efeito semelhante, mas como o concreto envolveria uma mão de obra especializada e um tempo de cura (que pode variar entre sete e 14 dias), Andrea optou pelo basalto, que tem preços mais em conta se comparado com o granito.
Tubulações aparentes
Na mesma parede da TV, foi preciso ampliar os pontos elétricos. Para compor com o estilo dos tijolinhos, ela optou pelos eletrocalhas em tom prateado, mas é possível personalizar com tinta spray, conforme a decoração do espaço.
Opção em conta
Quem não tem parede com tijolos maciços ou não quer encarar uma obra, a opção são os papéis de parede, que cada vez mais reproduzem o visual de materiais naturais. Este é do site Elo7.
VEJA MAIS FOTOS: