No 88º episódio do Foodcast, Diogo Carvalho, Lela Zaniol e Anahís Vargas receberam o comunicador Luciano Potter no Studio Destemperados. A conversa passou por temas como o restaurante brasileiro na lista dos World’s 50 Best e o vencedor do Comida di Buteco.
No Grupo RBS, Potter participa de programas como o Sala de Redação e Timeline. É um grande entusiasta dos podcasts, fazendo parte do Era uma Vez no Oeste, Moda Importa, Caixa Preta, fora os que participa como convidado. No Foodcast, contou sobre a sua relação com a gastronomia, quais pratos ama e quais odeia, além de várias outras curiosidades sobre sua vida e carreira.
Para ouvir, é só dar o play abaixo!
NA PAUTA
World’s 50 Best
A Casa do Porco, no Centro de São Paulo, foi eleito o 17º melhor restaurante do mundo na lista World’s 50 Best. Criado pela revista britânica Restaurant, o ranking é considerado o Oscar da gastronomia. O único brasileiro selecionado pertence ao casal de chefs Jefferson e Janaína Rueda e foi descrito pela organização do prêmio como uma celebração do porco em inúmeras formas.
Os porcos são criados com uma dieta natural de soro de leite e vegetais, no Sítio Rueda, em São José do Rio Pardo. Após o abate, é aproveitada cada parte do animal em pratos autorais, como sushi de papada de porco e linguiça de sangue caseira.
A revista também destacou o ambiente do restaurante, descrito como "mais divertido do que um jantar requintado, com uma sala principal adornada com porcos em miniatura, decoração colorida e artefatos interessantes das viagens dos chefs".
Uma curiosidade é que quem é vegetariano também pode apreciar o talento dos chefs premiados, pois apesar do nome do restaurante, diversos pratos possuem versão vegetariana. O preço do menu degustação convencional é de 165 reais.
A premiação aconteceu no dia 5 de outubro, na Bélgica, com a presença dos chefs Rueda. O número 1 do ranking britânico de 2021 foi o restaurante Noma, que fica em Copenhagem, na Dinamarca. A Casa do Porco já havia aparecido na lista em 2019, quando ficou em 39º lugar.
Antes do resultado oficial, é liberada uma lista com 100 restaurantes que podem entrar no ranking. Nela, estavam outros três brasileiros: D.O.M, de Alex Atala, que fica em São Paulo e já foi o 4º melhor do mundo pelo 50 Best, além de Oteque e Lasai, ambos no Rio de Janeiro.
Comida di Buteco
O Bar do Jão, em São Paulo, foi eleito o melhor do Brasil pela segunda vez no Comida di Buteco. O evento aconteceu na capital paulista, no dia 6 de outubro, com a participação dos 21 campeões das etapas regionais. O vencedor aqui de Porto Alegre foi o Bar Chopp Tuim, que completou 80 anos em 2021.
Tanto na etapa regional quanto nacional, três jurados visitam os estabelecimentos para avaliar o petisco escolhido para a competição, o atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura da bebida.
O vencedor nacional, o Bar do Jão, apresentou um petisco chamado Lascas Madeirense da Vó Encarnação, composto de lascas de bacalhau ao molho branco, com requeijão e parmesão, servidas em chips de mandioca e molho pesto com gengibre.
A segunda colocação ficou com Boteco do Portuga, de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, com o petisco Roupa Velha, enquanto o terceiro colocado foi o Bar do Cidinho, de São José do Rio Preto, em São Paulo, com o petisco Costeleti de batata-doce.
SOBRE O FOODCAST
O Foodcast é o podcast produzido pela equipe do Destemperados. De forma descontraída, compartilhamos curiosidades sobre os temas acima. Esperamos que vocês se divirtam!
Os episódios são gravados no Studio Destemperados, o espaço de produção de conteúdo da plataforma, em Porto Alegre. A iniciativa tem o patrocínio master do Santander, banco que mantém amplo incentivo à gastronomia, uma cadeia produtiva repleta de empreendedores que geram empregos, renda e promovem uma cultura genuinamente brasileira.
A ideia é que o Studio seja o cenário de toda a criação de conteúdo que o público já conhece: receitas, entrevistas, vídeos, fotos, gravações do Foodcast e do Destemperados FM.