A aguardada adaptação de Cem Anos de Solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, estreou nesta quarta-feira (11) na Netflix. A série é tem 16 episódios, que serão divididos em duas partes. Os oito primeiros já estão disponíveis na plataforma.
Dirigida por Alex García López (de Narcos) e Laura Mora (de Os Reis do Mundo), a produção conta com a supervisão dos filhos do autor, Gonzalo García Barcha e Rodrigo García, como produtores executivos.
É a primeira vez que a família do escritor autoriza a adaptação da obra para as telas, algo que García Márquez sempre recusou em vida.
Lançado em 1967, o romance acompanha sete gerações da família Buendía na fictícia cidade de Macondo. A primeira temporada da série é baseada na parte inicial do livro de 362 páginas. A data de estreia da segunda parte ainda não foi divulgada.
A história de Cem Anos de Solidão
A narrativa começa com o casamento dos primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán.
Após desafiar a desaprovação dos pais, o casal abandona a cidade natal e inicia uma jornada que culmina na fundação de Macondo, um lugar mítico que serve de palco para a saga da família Buendía.
Ao longo das gerações, os Buendía enfrentam amores impossíveis, guerras sangrentas, loucura e o temor de uma maldição.
Em meio a eventos "surreais", como fantasmas que visitam a família e uma praga de insônia que atinge Macondo, o romance de Gabo, como o escritor era conhecido, mistura o realismo mágico com dramas humanos profundos.
Quem é quem em Cem Anos de Solidão
Claudio Cataño como Coronel Aureliano Buendía
Ator colombiano nascido em 1984, Claudio Cataño é conhecido por trabalhos como Maria (2016) e Thousand Fangs (2018).
Ele interpreta o Coronel Aureliano Buendía, segundo filho de José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, o primeiro a nascer em Macondo. O personagem é inspirado na figura histórica colombiana Rafael Uribe.
Marco González como José Arcadio Buendía
Conhecido pelos papéis em La Hora Fría (2006) e Hospital Central (2008), o ator colombiano Marco González interpreta José Arcadio Buendía, o patriarca da família Buendía e fundador de Macondo.
É o patriarca da família Buendía e fundador de Macondo. Aos 19 anos, casou-se com a prima Úrsula Iguarán e partiu em busca de um novo começo ao lado da esposa, fundando o local onde a história se passa.
Susana Morales como Úrsula Iguarán
A atriz colombiana Susana Morales dá vida à matriarca Úrsula Iguarán, que viveu mais de 130 anos e é o alicerce das seis primeiras gerações da família.
Ruggero Pasquarelli como Pietro Crespi
O ator italiano Ruggero Pasquarelli é conhecido por Violetta (2012) e Soy Luna (2016).
Ele interpreta Pietro Crespi, um músico italiano que chega a Macondo e dá aulas às jovens Amaranta e Rebeca. É ele quem traz a pianola para a casa da família Buendía.
Viña Machado como Pilar Ternera
Conhecida por El Cartel (2010) e La Cacica (2017), Viña Machado interpreta Pilar Ternera.
A personagem é uma cartomante e dona de bordel cujas previsões marcam a vida dos Buendía.
Leonardo Soto como José Arcadio
O ator colombiano Leonardo Soto interpreta José Arcadio, o filho mais velho de José Arcadio Buendía e Úrsula.
O personagem herda a teimosia e o caráter impulsivo do pai. Na obra, ele tem um filho com a cartomante Pilar Ternera.
Onde assistir a Cem Anos de Solidão?
- Título: Cem Anos de Solidão
- Ano: 2024
- Onde assistir: Netflix