Dois anos e 644 vídeos depois da estreia na internet, o Porta dos Fundos mete o pé na porta da TV. Fenômeno na internet, o coletivo de humor dá início nesta terça-feira, às 22h, na Fox, a uma nova etapa sem medo de censura. Comandada por Gabriel Totoro, a atração retoma o formato das primeiras edições do programete no canal do YouTube: um apresentador costurando as esquetes.
A primeira temporada terá 26 episódios de 30 minutos, nos quais Totoro receberá colegas do grupo, como Fábio Porchat e Gregório Duvivier, e outros convidados, sempre intercalando com os vídeos - todos já exibidos na web. Serão 10 esquetes em média, reunidos em blocos temáticos.
- Vai ter tudo o que tem no YouTube. A gente demorou a ir para a TV porque queríamos manter a integridade do nosso material. Nada foi modificado ou censurado - garante Totoro.
Os números superlativos do grupo - 9 milhões de inscritos e mais de 1 bilhão de visualizações em todos os vídeos - atraíram a atenção das emissoras. Alguns de seus integrantes espraiaram-se em diferentes programas (veja alguns exemplos abaixo). Mas o grupo era taxativo: o Porta dos Fundos não tinha interesse de migrar para a TV. Como a Fox conseguiu mudar essa postura?
Um dos criadores do coletivo, Antonio Pedro Tabet diz que, além da proposta financeira "muito boa" e da total independência editorial, pesou na decisão a encomenda de uma série de ficção para 2015 e a produção de um desenho animado para 2016.
- Conseguimos provar que o conteúdo é bom, apesar de fugir dos moldes da TV. Isso abriu o precedente para empresas como a Fox perceberem que o que a gente faz pode ser bom do jeito que queremos. Sem passar pelo crivo de ninguém - afirma.
E os projetos do Porta dos Fundos não param por aí. Em junho, o grupo contratou a argentina Juliana Algañaraz, ex-diretora de operações de canais como Fox e Discovery, como presidente. Além de desenvolver uma estratégia de relacionamento com anunciantes, a empresa foi dividida em três negócios: internet, licenciamentos e cinema, com a meta de lançar dois filmes por ano. O primeiro chega em 2015 e será um longa inspirado na série Game of Thrones.
EM TODAS AS TELAS
Alguns dos integrantes do Porta dos Fundos que estão na TV
Fábio Porchat - O ator, produtor e roteirista apresenta, ao lado de Tatá Werneck, o humorístico Tudo pela Audiência, do Multishow, mesmo canal em que também estrela o seriado Meu Passado me Condena. Integra o grupo de roteiristas do Esquenta!, programa de Regina Casé, na Globo. No cinema, participou de filmes como Vai que Dá Certo (2013), O Concurso (2013) e uma versão de Meu Passado me Condena (2013).
Gregório Duvivier - Colunista da Folha de S.Paulo, atuou nos filmes Vai que Dá Certo (2013) e Giovanni Improtta (2013). Foi roteirista das séries globais As Cariocas, As Brasileiras e Louco por Elas - nesta também atuou. É poeta e escreveu os livros Ligue os Pontos - Poemas de Amor e Big Bang (2013) e A Partir de Amanhã Eu Juro que a Vida Vai Ser Agora (2008).
Julia Rabello - A atriz integra o elenco da temporada atual do humorístico Vai que Cola, do Multishow, e da série Os Homens São de Marte... E É pra Lá que Eu Vou, do GNT. Participou dos filmes O Candidato Honesto (2014), Copa de Elite (2014) e Vestido pra Casar (2014).
Marcos Veras - O comediante participa do Zorra Total e está na equipe que divide a apresentação do programa Encontro com Fátima Bernardes, ambos da Globo. No cinema, participou dos filmes Copa de Elite (2014) e Vestido pra Casar (2014).
Gabriel Totoro - Até a assinatura do contrato do Porta dos Fundos com a Fox, participava do Programa da Sabrina, da Record. Será o âncora do Porta dos Fundos na Fox.
*Segundo Caderno