
Com 78 anos, sendo mais de 50 dedicados à música, Alceu Valença acumula diferentes nuances em seu repertório. Uma delas poderá ser conferida no show Meu Querido São João, nesta sexta-feira (13), em Porto Alegre (confira o serviço completo abaixo).
Alceu estará acompanhado por Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Zi Ferreira (guitarra), Nando Barreto (baixo) e Cássio Cunha (bateria), que apresentarão um repertório repleto de xotes, forrós e baiões, centrado nos gêneros que ganham destaque nas festas juninas do Nordeste.
— Como o show cai num dia 13 de junho, poderia ser também “Meu Santo Antônio” — brinca o músico sobre o título da turnê.
Alceu não deve deixar de fora clássicos como Anunciação e Tropicana. O show também contará com um módulo dedicado a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, trazendo temas como O Xote das Meninas, Vem Morena, Pagode Russo, Numa Sala de Reboco, Olha pro Céu e O Canto da Ema.
— Preciso colocar algumas músicas que se eu não tocar, o povo joga um copo de vinho em cima de mim (risos) — diverte-se.
Reflexos das origens
A relação de Alceu com a festa junina está em suas origens. Nascido em São Bento do Una (PE), o artista conta ter absorvido, naturalmente, a cultura do sertão profundo. A musicalidade dessa cultura se reflete em nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e outros artistas, explica o músico:
— Isso vem dos violeiros, dos cordelistas, dos emboladores, dos coquistas, dos sanfoneiros de oito baixos, dos vaqueiros que cantam um aboio. Tudo que vivenciei na minha cidade natal teve um reflexo muito grande em mim — destaca — Quando chega a época de São João, eu procuro respeitar a tradição. Mas, evidentemente, a gente vai atualizando as coisas.
Além da faceta junina, Alceu Valença também se destaca como carnavalesco. Em 2024, por exemplo, ele lançou Bicho Maluco Beleza – É Carnaval, um trabalho que celebra especialmente o frevo. Esse disco foi indicado à categoria de melhor álbum na 32ª edição do Prêmio da Música Brasileira, realizado em 4 de junho. No entanto, o artista foi premiado com o troféu de melhor intérprete na categoria "Raízes".
"O tempo não tem parada"
Alceu Valença também revela seu lado compositor contemporâneo, o que ele chama de “Alceu Urbano”, que inclui sucessos como La Belle de Jour e Como Dois Animais. Essas diferentes facetas artísticas poderão ser conferidas em uma futura turnê, planejada para 2026, período em que o cantor completará 80 anos – seu aniversário é em 1º de julho. Ele adianta que a turnê será um verdadeiro passeio por todos os caminhos de sua arte.
— Minha mãe viveu 104 anos. Acho que eu puxei dela uma certa filosofia. Sempre falei muito sobre o tempo desde muito menino. Tem uma música minha chamada Embolada do Tempo: “Você quer parar o tempo / E o tempo não tem parada (...) O tempo em si não tem fim / Não tem começo / Mesmo pensado ao avesso / Não se pode mensurar”.
Além dos palcos, Alceu Valença também se mostra produtivo na escrita, planejando lançar um livro de crônicas – ainda sem data definida. Paralelamente, ele segue compondo novas canções, mas faz uma ressalva: a música só é criada quando "surge" para ele.
— A música só ganha forma quando aparece com inspiração muito grande; aí eu componho. Respeito quem faz jingle, mas não sei fazer uma coisa bem mais prática e pragmática. Eu não: sou antiprático — detalha.
Sobre seguir ainda produtivo, com agenda e novidades para virem, Alceu sublinha:
— Todo artista é inquieto. Se for realmente artista.
Alceu Valença — Meu São João
- Quando: sexta-feira (13)
- Horário: às 21h
- Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
- Abertura da casa: 19h30min
- Classificação: 16 anos
- Ingressos a partir de R$ 170 (solidário no lote 3, mediante doação de 1kg de alimento não perecível). Desconto de 50% de desconto para sócios do Clube do Assinante RBS e acompanhante
- Pontos de venda sem taxa: Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611), das 10h às 22h, somente em dinheiro; e bilheteria do Araújo Vianna, somente no dia do evento, duas horas antes do show. Ponto de venda com taxa: pela plataforma Sympla.