
A organização do Grammy anunciou duas novas categorias a partir da 68ª edição do prêmio, que será realizada em 1º de fevereiro de 2026. As novidades foram anunciadas nesta quinta-feira (12).
Entre as novidades está a categoria de melhor capa de álbum, ausência sentida há certo tempo pelos membros da indústria. Em nota, Harvey Mason Jr, CEO da Recording Academy (organizadora do Grammy) explicou as mudanças:
"No mundo digital de hoje, as capas de álbuns são mais impactantes do que nunca. Seu significado cultural é inegável", justifica sobre a categoria.
Outra novidade que passa a integrar o prêmio é a categoria de melhor álbum country tradicional, cuja criação se deve à evolução significativa do gênero na última década, "com o country tradicional experimentando um enorme ressurgimento, crescendo em popularidade e volume", explicou Mason Jr.
Com a decisão, a categoria de melhor álbum country foi renomeada para melhor álbum country contemporâneo.
A lista de indicados ao Grammy 2026 deve ser divulgada no dia 7 de novembro.
Última edição
No Grammy 2025, Beyoncé se tornou a primeira mulher negra a vencer a categoria de melhor álbum country por Cowboy Carter. A cantora também ganhou o principal prêmio da noite, o de álbum do ano.
Outro artista que investiu no country e concorreu em categorias dedicadas ao gênero foi Post Malone, cuja carreira até então se concentrava no rap e no pop.