
O cantor americano Chris Brown, 36 anos, foi libertado sob fiança nesta quarta-feira (21), em Londres, após ser acusado de agredir um produtor musical em uma boate da capital britânica em 2023.
A decisão foi anunciada pelo juiz Tony Baumgartner, do Tribunal da Coroa de Southwark, responsável pelo caso. Brown deverá pagar uma fiança no valor de £ 5 milhões (cerca de R$ 32 milhões), montante que pode ser confiscado se ele não comparecer às audiências futuras.
O valor vai permitir que o artista embarque na turnê internacional com datas previstas no Reino Unido e na Europa a partir de 8 de junho, em Amsterdã.
Na decisão desta quarta-feira, o magistrado determinou ainda que o cantor deve fornecer um endereço fixo ao tribunal e está proibido de visitar a boate Tape, localizada em Mayfair, bairro nobre de Londres, onde a suposta agressão teria ocorrido.
Acusado de lesão corporal grave em boate de Londres
A denúncia envolve uma suposta agressão a Abe Diaw, produtor musical que acusa Chris Brown de "lesão corporal grave dolosa" durante uma briga na boate Tape, em 2023. A prisão ocorreu na última quinta-feira (16), em um hotel em Manchester, no norte da Inglaterra.
Chris Brown não compareceu à audiência desta quarta. Segundo a acusação, ele teria participado do ataque ao lado de outro cidadão americano, Omololu Akinlolu, 38 anos, que também responde pelo mesmo caso. A próxima audiência está marcada para o dia 20 de junho.
Fiança havia sido negada inicialmente pela Justiça britânica
Na última sexta-feira (17), uma juíza de Manchester considerou o caso grave demais para ser mantido em instância local e decidiu o encaminhar ao Tribunal da Coroa de Southwark.
Na ocasião, a magistrada havia negado o pedido de fiança dos advogados do cantor, o que ameaçava o início da nova turnê.
Quem é Chris Brown
Christopher Maurice Brown, conhecido mundialmente como Chris Brown, nasceu em 5 de maio de 1989, nos Estados Unidos.
Cantor, compositor, dançarino e ator, alcançou sucesso ainda na adolescência com o hit Run It!. Ao longo da carreira, lançou diversos álbuns e venceu dois prêmios Grammy.
Sua trajetória, no entanto, também é marcada por episódios de violência, incluindo a agressão à cantora Rihanna em 2009, caso que teve ampla repercussão.
Desde então, Brown enfrentou outras acusações judiciais e críticas públicas, mas manteve a carreira musical ativa, com turnês frequentes e parcerias com outros nomes do pop e hip hop internacional.