![PAULO LOPES / FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO PAULO LOPES / FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/24106319.jpg?w=700)
Na autobiografia Ainda Estou Vivo, Phil Collins faz um relato detalhado da sua vida. Começa narrando a infância nos subúrbios de Londres – nasceu na cidade, em 20 de janeiro de 1951 – e a adolescência – dividida entre aulas de atuação e shows de ninguém menos do que Cream, Beatles e The Who, entre outros. Descreve ainda os anos com o Genesis, a transição para a carreira solo e entra em assuntos delicados como os três casamentos, a relação problemática com os filhos e a luta contra o alcoolismo.
Confira algumas curiosidades que Collins conta no livro, lançado no Brasil esta semana pela BestSeller.
- Phil Collins vendeu cem milhões de discos com uma banda (Genesis) e outros cem milhões como artista solo – apenas Paul McCartney e Michael Jackson igualaram a façanha.
- É um baterista autodidata. Com três anos, ganhou uma bateria de plástico de presente no Natal. Já adolescente, treinava em frente ao espelho, imitando Ringo Starr e Charlie Watts.
- Estudou atuação e fez participações em filmes (Hook – A Volta do Capitão Gancho), peças de teatro e programas de TV (Miami Vice), além de dublagens para desenhos animados (Mogli). Em 1964, participou como figurante da cena final de A Hard Day's Night (Os Reis no Iê Iê Iê), pelo qual ganhou 15 libras, mas foi cortado da versão final.
- Em 1970, aos 19 anos, Collins participou de uma das gravações de Art of Dying para o disco All Things Must Pass, de George Harrison. Tocou congas "até as mãos sangrarem" enquanto Ringo tocava bateria. No entanto, foi cortado da edição final da música.
- Em 1977, durante a turnê do Genesis pelo Brasil, os membros da banda recorreram a guarda-costas para não serem "sequestrados", se engalfinharam com a Polícia Militar, tocaram com músicos locais em bares e flertaram com o vodu. Collins comprou instrumentos de percussão e uma piranha empalhada.
- A canção In the Air Tonight foi escrita por Phil após sua primeira esposa o abandonar pelo pintor que reformava a sua casa.
- A música Against All Odds (1984) ficou na gaveta por anos, e só virou a trilha sonora do filme homônimo porque, na época, o músico não tinha tempo de gravar uma original. A música lhe rendeu o primeiro Grammy e uma indicação ao Oscar.
- Em 13 de julho de 1985, Collins usou um avião supersônico para voar entre Londres e Filadélfia e participar dos dois shows do Live Aid na mesma noite. Tocou com Sting na Inglaterra e fez as vezes de baterista em uma aguardada reunião do Led Zeppelin, com Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones nos EUA – Collins se desculpou pela participação, que considerou um desastre.
- Collins tem uma colecção de US$ 10 milhões de artigos relacionados à Batalha do Alamo, evento decisivo ocorrido em 1836, durante a Revolução do Texas, nos EUA. Ele até escreveu um livro: The Alamo and Beyond: A Collector's Journey.
- Uma das filhas de Collins, Lily, tem uma carreira em Hollywood. Ela viveu a Branca de Neve no filme Espelho, Espelho Meu.