Não é à toa que a Feira do Livro de Porto Alegre, cuja 62ª edição tem início nesta sexta, é um dos eventos culturais mais importantes e efervescentes da cidade. Além de promover lançamentos de obras, debates e encontros com autores, a Feira cria um ambiente de agitação no seu entorno. Paralelamente às atividades do evento, o Centro Histórico recebe uma programação cultural integrada à literatura.
Leia mais:
Retração da economia leva editoras gaúchas a repensar cronograma e prejudica novos autores inéditos
Guns N' Roses em Porto Alegre: últimos 1,5 mil ingressos começam a ser vendidos nesta quinta
O Segundo Caderno lista uma série de exposições que têm tudo a ver com o tema e que podem ser incluídas no roteiro de quem vai aproveitar os próximos dias para passear pela Feira (o evento se estende até o dia 15 de novembro, na Praça da Alfândega). Da mostra em homenagem a Carlos Urbim a três eventos que celebram a obra icônica de Simões Lopes Neto, confira as dicas.
Eu ilustro Urbim
Obras de artistas visuais que trabalharam com Carlos Urbim
Pinacoteca Ruben Berta (Duque de Caxias, 973)
Visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h. Até 18 de novembro.
Curadoria: Alice Urbim e Christina Dias.
Entrada franca.
Carlos Urbim (1948 – 2015) era, além de um escritor preocupado com a escolha das palavras em seus textos, um detalhista preocupado com a apresentação visual de seus livros. Nesta exposição, com curadoria de Christina Dias, do projeto Kombina, e Alice Urbim, viúva do escritor, os artistas visuais que trabalharam ao lado do autor apresentam seus trabalhos. Há desde as invenções coloridas em argila de Laura Castilhos para Saco de brinquedos (1997) às gamelas cravejadas de bolinhas de gude criadas pelo próprio Urbim e fotografadas por Luiz Eduardo Achutti para se transformarem no céu de Na noite estrelada (2008). O clássico Um guri daltônico, lançado em 1984 e relançado em 2009, tem espaço separado na exposição: os mosaicos criados por Cláudia Sperb para a publicação ganharam destaque.
A escrita se fez imagem
Simões Lopes Neto ilustrado por Nelson Boeira Faedrich
Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10).
Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Até 18 de novembro.
Curadoria: Paula Ramos
Entrada franca.
Um dos maiores nomes da literatura regional brasileira, Simões Lopes Neto (1865 – 1916) é homenageado em pelo menos três eventos paralelos à Feira. Nesta exposição, que marca o centenário de morte do escritor pelotense, são apresentadas ilustrações de Nelson Boeira Faedrich para dois clássicos do autor: Contos gauchescos (1912) e Lendas do Sul (1913). São 50 obras em diferentes técnicas, como têmpera, nanquim e scratchboard, todas do acervo da Fundacred. A curadoria é assinada por Paula Ramos, autora de A modernidade impressa – Artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre, livro recém-lançado que compila a produção de artistas gráficos vinculados à editora.
Onde não chega o olhar prossegue o pensamento
Exposição sobre a vida e a obra de Simões Lopes Neto
Santander Cultural (Sete de Setembro, 1.028)
Visitação de terças a sábados, das 10h às 19h, e domingos, das 13h às 19h. Até 18 de dezembro.
Curadoria: Ceres Storchi.
Entrada franca.
A vida e a obra de Simões Lopes Neto tomam conta do Santander Cultural desde a sua entrada, onde o público é recebido com uma ambientação que reproduz um alpendre pampiano e pode ver um telão com gravações que dão o tom regionalista da mostra. Há ainda ilustrações especialmente criadas por Edgar Vasques inspiradas no universo do autor. Entre os itens ligados à vida de Simões Lopes Neto que estão em exposição, há edições de livros e manuscritos e painéis com a genealogia e a cronologia da vida do autor. Um destaque é uma mala cheia de documentos sobre Lopes Neto, obtida pelo colecionador Fausto Domingues. Os visitantes também podem ler edições em livro de alguns de seus escritos, que estão à disposição em uma mesa com cadeiras.
Página Viva!
Obras que abordam a linguagem do livro em suas variadas formas
Margs (Praça da Alfândega, s/n)
Visitação de terças a domingos, das 10h às 19h. Até 27 de novembro.
Curadoria: Luise Weiss e Marcia Rosa.
Entrada franca.
Uma mostra de artes plásticas que homenageia a literatura. Nesta exposição interdisciplinar, que reúne trabalhos de 27 artistas, são apresentadas criações que trabalham o livro como linguagem e também objeto. Os trabalhos, muito distintos entre si, pensam o livro como veículos de ideias e, além disso, como um produto em permanente transformação. As matérias-primas, tecnologias e os detalhes do processo de confecção dos livros são abordados por nomes do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de São Paulo e também da Argentina.
Revistas literárias século XX – 110 anos de rupturas estéticas e políticas
Exemplares e capas de revistas importantes dos movimentos literários
Em frente ao Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre (Loureiro da Silva, 255)
Visitação das 8h30 às 18h. De 3 a 18 de novembro.
Curadoria: Alexandre Brito.
Entrada franca.
Parte da programação paralela da Feira do Livro, esta exposição apresenta um panorama da produção de revistas representativas dos movimentos literários do século passado, como Kosmos, Klaxon, Terra Roxa e Revista Antropofágica. Reunido por Paulo Cezar Alves Custódio (1952 – 2013), o acervo reúne capas e exemplares completos de publicações que apresentavam contos, poesias, trechos de romances e textos críticos sobre literatura. A exposição será aberta na próxima quinta-feira e fica em cartaz até 18 de novembro – no dia 9, o historiador Jorge Barcellos e a artista Sandra Santos promovem uma mesa-redonda, com mediação do curador Alexandre Brito, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal da Capital.
Ilustrando Lendas do Sul: Uma Homenagem a João Simões Lopes Neto
Exposição de ilustrações produzidas para a obra Lendas do Sul
Espaço Maurício Rosenblatt da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736)
Abertura: sábado, às 19h30min.
Visitação de terças a sextas, das 9h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. Até 4 de dezembro.
Curadoria: Paula Mastroberti.
Entrada franca.
Com abertura neste sábado, a exposição apresenta ilustrações inspiradas no livro Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto, realizadas no Curso Ilustração e Livro-arte: Produção, Leitura e Ensino, coordenado pela artista gráfica, escritora e professora do Instituto de Artes da UFRGS Paula Mastroberti, junto ao Instituto Estadual do Livro (IEL). As imagens integram uma edição comemorativa do clássico simoniano – marcam os 150 anos de nascimento do autor, comemorados em 2015, e o centenário de sua morte, em 2016. A obra tem lançamento programado para esta 62ª Feira do Livro de Porto Alegre.