
A entrega do prêmio de melhor filme estrangeiro para Kleber Mendonça Filho por O Agente Secreto no Critics Choice Awards 2026 repercutiu nas redes sociais.
O diretor do filme soube da vitória do longa e recebeu o prêmio ainda no tapete vermelho, antes da cerimônia oficial, e não foi agraciado no palco.
— Eu tenho uma surpresa muito especial para você. Parabéns! O Critics Choice Awards de melhor filme estrangeiro vai para O Agente Secreto! — disse a apresentadora ao entregar o prêmio ao diretor.
Por que o prêmio foi entregue antes?
A organização do evento deixa algumas categorias fora da cerimônia em função da quantidade de premiações e do tempo de transmissão.
Durante o evento, os vencedores de algumas categorias foram citados sem que os representantes fossem chamados ao palco — como aconteceu com o Brasil em melhor filme estrangeiro —, série internacional, fotografia — que também saiu para um brasileiro —, entre outras.
O diretor Kleber Mendonça Filho e o protagonista de O Agente Secreto, Wagner Moura, subiram ao palco mais tarde na cerimônia para anunciar o prêmio de melhor filme, principal categoria da noite. O ator brasileiro fez uma brincadeira no anúncio:
— Ou, como nos chamamos no Brasil, melhor filme internacional.
Reação na web
Diante da entrega do prêmio de melhor filme estrangeiro no tapete vermelho, os internautas criticaram a postura da organização de cortar a categoria da transmissão da cerimônia. "Ranço quando fazem isso", escreveu uma seguidora. "Kleber Mendonça Filho merecia muito mais", comentou outra.
"Já correram pra colocar o Wagner Moura e o Kleber Mendonça pra apresentarem o prêmio de melhor filme, pra ver se amenizam o vexame que fizeram", escreveu um internauta.
