
Diretor de Sirât, longa espanhol que concorre ao Oscar de melhor filme internacional, Oliver Laxe causou polêmica ao comentar sobre as indicações de O Agente Secreto. O cineasta elogiou o longa de Kleber Mendonça Filho, mas criticou o comportamento dos brasileiros na Academia de Hollywood.
— Há muitos brasileiros na Academia (de Hollywood, responsável pelo Oscar), e nós os adoramos. Mas eles são ultranacionalistas — declarou na quinta-feira (22) ao La Revuelta, programa da emissora espanhola TVE.
Laxe estava no programa para acompanhar o anúncio dos indicados ao principal prêmio do cinema. Na sequência, o diretor de Sirât comentou sobre as escolhas dos brasileiros na Academia.
— Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele — declarou.
Apesar dos comentários, Laxe elogiou o filme de Kleber Mendonça Filho, que concorre com Sirât na categoria melhor filme internacional.
— É um filme muito bom, é brilhante — disse.
Além da indicação na categoria de melhor filme internacional, Sirât também concorre ao Oscar de melhor som.
Já O Agente Secreto foi nomeado em quatro categorias:
- melhor filme
- melhor filme internacional
- melhor elenco
- melhor ator, com Wagner Moura
Brasileiros na academia
A Academia de Hollywood conta com aproximadamente 10,9 mil membros. Destes, cerca de 9,9 mil têm direito a voto direito para o Oscar.
Conforme o jornal O Globo, 70 brasileiros integram a Academia. Entre eles, nomes como Fernanda Torres, Rodrigo Santoro, Sonia Braga, Selton Mello, Wagner Moura, Walter Salles, Fernando Meirelles e Kleber Mendonça Filho.

