
Vencedor de três prêmios Oscar, incluindo dois por Kramer vs. Kramer (1979), o renomado cineasta Robert Benton morreu aos 92 anos no último domingo (11). Hillary Bibicoff, representante do diretor e roteirista, informou que ele faleceu em casa, nos Estados Unidos. A causa do óbito não foi revelada.
Benton foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com três Oscar ao longo da carreira. Por Kramer vs. Kramer, ele venceu na categoria de melhor direção e melhor roteiro adaptado.
Já por Um Lugar no Coração (1984), levou o prêmio de melhor roteiro original e ainda foi indicado a melhor direção. Em mais de quatro décadas dedicadas ao cinema, ele recebeu sete indicações na premiação.
De acordo com o The New York Times, Benton deixa um filho, John. A esposa dele de seis décadas, Sallie, morreu em 2023.

Trajetória
Nascido em setembro de 1932, Robert Douglas Benton era natural de Waxahachie, no Textas, nos Estados Unidos.
Junto com David Newman, Benton escreveu o thriller policial Bonnie e Clyde (1967), estrelado por Faye Dunaway e Warren Beatty. O principal título dele foi Kramer vs. Kramer, longa que mostra a dura realidade de um divórcio e se tornou um dos mais premiados da década de 1970.
Além das estatuetas de melhor roteiro adaptado e melhor direção, o filme recebeu outras três:
- Melhor ator, para Dustin Hoffman
- Melhor atriz coadjuvante, para Meryl Streep
- Melhor filme
Também ao lado de Newman, o roteirista escreveu A Garota Terremoto, lançado em 1972, no mesmo ano em que estreou como diretor com Bad Company. A dupla, junto com a esposa de Newman, uniu-se para escrever o roteiro de Superman (1978), estrelado por Christopher Reeve, Marlon Brando e Margot Kidder.
Apesar de ter dirigido atuações lendárias e premiadas, Benton era conhecido em Hollywood por sua modéstia.
— Há diretores que podem obter grandes performances dos atores. Não sou um deles. Encontrei atores por sorte, pelo julgamento dos diretores de elenco ou por meu próprio instinto que são extraordinariamente bons — destacou em um evento com fãs em em 2018. — Você tem de arriscar e quando vê e funciona, é brilhante.