
O polêmico Emilia Pérez venceu na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa, do British Academy Film Awards (Bafta), neste domingo (16). O longa francês derrotou Ainda Estou Aqui.
Considerada o "Oscar britânico", a cerimônia é realizada em Londres e serve como um termômetro para o Oscar. Porém, os votos para a premiação da academia britânica tiveram início no dia 22 de janeiro, antes das polêmicas da produção francesa ganharem força no final do mês passado.
Além de Emilia Pérez e Ainda Estou Aqui, concorriam na categoria Tudo Que Imaginamos Como Luz (Índia), Kneecap (Irlanda) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).
Ao receber o prêmio, o diretor francês Jacques Audiard citou a atriz Karla Sofía Gascón em seu discurso:
— Acima de tudo, eu gostaria de agradecer a todos os maravilhosos artistas que ajudaram a trazer este filme à vida e que estão aqui conosco hoje a noite. Minha querida Zoe (Saldaña) minha querida Selena (Gomez), Giorgini, Paul, Juliet, Camille, Clement, Julia e seu time, mas também você, minha querida Karla Sofía (Gascón), que eu mando um beijo. Estou profundamente orgulhoso do que alcançamos juntos. Vida longa a Emilia Pérez!
Contudo, no começo de fevereiro, Audiard criticou Karla pelas publicações racistas e xenófobas no Twitter (atual X), que foram divulgadas no final de janeiro. Consequentemente, a atriz se afastou da campanha do filme.
Em entrevista ao Deadline, o cineasta afirmou que não estava mais conversando com a Karla depois do ocorrido. "É como se você caísse em um buraco. O que Karla Sofía disse é imperdoável", garantiu à publicação.
De qualquer maneira, o resultado não surpreende. A campanha de Ainda Estou Aqui não foi contundente no Reino Unido — o foco está concentrado nos Estados Unidos, visando o Oscar —, enquanto a Netflix (distribuidora de Emilia Pérez) tenta salvar a produção francesa em três categorias da premiação que ocorre em 2 de março, em Los Angeles: melhor canção original, melhor atriz coadjuvante e melhor filme internacional.
Ainda, a atriz Zoe Saldaña venceu o Bafta como atriz coadjuvante por sua atuação em Emilia Pérez. O filme concorreu em 11 categorias.