
O filme Um príncipe em Nova York, de 1988, estrelado por Eddie Murphy, ganhou uma alteração em sua classificação indicativa, publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União. A decisão sobe a classificação para 14 anos, e sugere que a sua exibição em TV aberta ocorra somente depois das 21h. O longa, disponível na plataforma de streaming Netflix, marcou presença na programação da Sessão da Tarde de 1992 a setembro de 2013, quando foi exibido pela última vez.
A mudança ocorreu por conta de uma "denúncia de cidadão". Assinado por Eduardo de Araújo Nepomuceno, coordenador de Política de Classificação Indicativa, o texto indica que "verificou-se que desde a primeira classificação da obra a política pública da Classificação Indicativa se consolidou com intensa participação da sociedade e hoje tem critérios e métodos claros, definidos e distintos dos daquela época, e que por tais critérios, a obra não se enquadraria mais na classificação e descritores antes atribuídos".
Ainda afirma que "constatou-se que a obra apresenta conteúdos relativos aos eixos temáticos, de violência, sexo e drogas, com destaque para a tendência de nudez". O filme que conta a história de Akeem (Eddie Murphy), um príncipe africano que foge para os Estados Unidos de um casamento arranjado, tinha, até então classificação livre.
A decisão do Ministério da Justiça foi tomada próximo à estreia da continuação do filme. Um príncipe em Nova York 2 estará disponível no catálogo da Amazon Prime Video no dia 5 de março.