![Acervo Martins Livreiro / Divulgação Acervo Martins Livreiro / Divulgação](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25309239.jpg?w=700)
No final do mês de outubro de 1911, foram concluídas as obras de construção do tradicional Chalé da Praça XV. Em 1928, a intensificação do tráfego levou a prefeitura a reduzir a superfície da praça “a fim de dar maior amplitude às ruas laterais”, conforme relatório do prefeito Alberto Bins, emitido naquele ano. Em 1929, o mesmo prefeito registrou: “São frequentes as queixas do público a propósito da falta de abrigo coberto à Praça 15 de Novembro, ponto de reversão dos bondes que passam pela Avenida São Rafael. Com a próxima mudança de mão no tráfego urbano, será necessário remover a curva de ligação das ruas Marechal Floriano e 15 de Novembro. Nesta ocasião, poder-se-á aumentar o comprimento do refúgio existente nessa última rua, ao lado da praça, e bem assim dar-lhe mais um metro de largura, de modo a ficar com espaço suficiente para o abrigo coberto que a Cia. Carris imediatamente fará construir nesse local”.
![Ricardo Chaves / Arquivo Pessoal Ricardo Chaves / Arquivo Pessoal](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25309218.jpg?w=700)
Foi criado, então, o abrigo que dá fundos à Rua Dr. José Montaury. Algum tempo depois, a mesma construção, foi prolongada em sentido perpendicular à rua citada. No relatório de 1935, do prefeito Alberto Bins, consta a seguinte explicação: “Em consequência do novo traçado dos bondes, que, descendo a Avenida Borges de Medeiros, circundará a Praça Montevidéu, tornou-se necessário o prolongamento do abrigo da Praça 15 de Novembro, a fim de atender aos passageiros da linha a ser, em breves dias, inaugurada. O abrigo está sendo prolongado numa extensão de 38 metros, com uma área coberta de 364 m2. Apresentará perfeita ligação com a parte construída, tendo sido demolida parte da construção antiga, para poder ser satisfeita tal exigência. À parte central, está construído um torreão de forma elítica, que dá ao conjunto belo aspecto arquitetônico”.
![Ricardo Chaves / Agencia RBS Ricardo Chaves / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25309223.jpg?w=700)
Mesmo com a desativação dos bondes, em março de 1970, o abrigo não perdeu totalmente a sua função. Continua sendo um ponto importante de comércio de lanches, banca de jornais, tabacaria e miudezas.
Colaborou Jorge Silva
Fonte: Porto Alegre-Guia Histórico, de Sérgio da Costa Franco