Na tentativa de ampliar a segurança nos ônibus, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) testou 5% dos empregados em atividade no último dia 9. Segundo a entidade, nenhum deles apresentou diagnóstico positivo para o coronavírus. O resultado foi anunciado em transmissão ao vivo pela internet na manhã desta terça-feira (16).
Conforme Antônio Augusto Lovatto, engenheiro de transporte da ATP, foram aplicados testes rápidos (capazes de detectar anticorpos da doença no organismo) por amostragem em 90 pessoas — sendo 72% cobradores e 28% motoristas. Em média, cada um deles atendeu 14 mil pessoas desde o início da pandemia.
A iniciativa partiu da própria entidade e foi realizada em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat). Lovatto disse que a definição do tamanho da amostra partiu de critérios técnicos.
— A gente fez a testagem com o objetivo de entender o que estava acontecendo, e o resultado coroou nossos esforços e mostrou que o transporte coletivo é seguro — disse Lovatto, complementando que só serão feitos novos exames se houver suspeita de surto.
Por precaução, segundo o médico do trabalho da ATP, Ricardo Moreira Martins, funcionários com mais de 60 anos e integrantes de grupos de riscos seguem afastados. Além disso, de forma preventiva, desde o começo da crise sanitária, foram mandados para casa de 20 a 40 trabalhadores com algum sintoma respiratório. Até agora, de acordo com o especialista, não houve nenhum caso confirmado de covid-19.
— O cenário, no momento, é de muita tranquilidade — afirmou Martins.
A direção da ATP apresentou ainda as 14 medidas de segurança que vêm sendo adotadas para coibir a propagação do vírus, entre elas ventilação dos ônibus, reforço na higienização e estímulo ao uso do cartão TRI para evitar contato com o dinheiro (veja os detalhes abaixo).
— Estamos preparados para receber todos com segurança. Seguiremos com todas as medidas de prevenção e analisaremos qualquer necessidade de alteração em ações no decorrer dos próximos meses — assegurou a presidente da entidade, Tula Vardaramatos.
Medidas que fazem parte do protocolo embarque seguro
- Ventilação (todos os ônibus com vidros abertos)
- Formação de equipe de cem colaboradores voluntários para fazer uma brigada de limpeza. A cada viagem, entram duas pessoas no ônibus, no terminal do centro de Porto Alegre, e fazem a higienização dos pontos onde as pessoas encostam.
- Higienização completa dos ônibus nas garagens com os mesmos produtos usados nos hospitais
- Incentivo ao uso do GPS, para que as pessoas se dirijam à parada de ônibus consultando previamente o horário em que o coletivo irá passar
- Máscaras para a tripulação e uso obrigatório por todas as pessoas
- Álcool gel nas portas dianteiras e traseiras do ônibus e um frasco para cada colaborador fazer a higiene
- Menos contato com dinheiro, com o estímulo ao uso do cartão TRI
- Recarga expressa (não é necessário se deslocar para carregar o cartão TRI)
- Vacina contra a gripe (trivalente) para todos os colaboradores
- Medição da temperatura nas garagens de 100% dos colaboradores
- Testagem para covid-19, realizada na semana passada
- Fiscalização e auditorias diárias nas garagens pela EPTC envolvendo a limpeza dos ônibus
- Elaboração do manual de prevenção da covid-19
- Campanhas de prevenção