Construído em 30 dias em meio à pandemia do coronavírus, o novo hospital de Porto Alegre, localizado na Zona Norte, começa a atender pacientes na segunda-feira (15). A estrutura é resultado da parceria dos grupos Gerdau, Ipiranga, Zaffari e Hospital Moinhos de Vento.
Uma cerimônia, às 9h30min, marcará o início das atividades. O espaço será gerida pelo Hospital Divina Providência, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A estrutura — que fica anexa ao Hospital Independência, na Avenida Antônio de Carvalho — tem 60 leitos, com média de seis camas por quarto, cuja metragem é de 50 metros quadrados. O novo hospital será de baixa e média complexidade e atenderá pacientes com coronavírus que já deixaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), trata-se de um hospital de retaguarda, para desafogar os hospitais de referência, que são o Clínicas e o Conceição.
A nova unidade oferecerá atendimento 24 horas. Posteriormente, o espaço será entregue para administração da prefeitura de Porto Alegre e passará a integrar a rede pública da Capital.
Cem profissionais, das mais diversas áreas da saúde, trabalharão na unidade.