A procura por hidroxicloroquina aumentou significativamente nas farmácias de Porto Alegre. Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter afirmado que o remédio está sendo testado como tratamento ao coronavírus, algumas pessoas resolveram, por conta própria, procurar drogarias e utilizá-los como medida preventiva à doença.
De acordo com Cláudio Stadnik, infectologista da Santa Casa de Misericórdia, a medicação está sendo utilizada para combater a covid-19 nos hospitais da Capital. No entanto, apenas em casos específicos, como pacientes internados.
— Muitas pessoas, após a divulgação do nome, começaram a comprar nas farmácias para automedicação, o que está errado. Quem não precisar, não deve utilizá-lo. A ingestão do medicamento pode causar efeitos colaterais — alerta.
As consequências da utilização incorreta da hidroxicloroquina variam. Segundo Stadnik, podem ser graves.
— O medicamento pode causar anemia, neuropatia (lesão nos nervos dos pés e das mãos) e hepatite medicamentosa. Nesse último caso, acontece a parada no funcionamento do fígado, podendo levar a pessoa à morte. Por isso, é expressamente proibido que esse medicamento seja utilizado fora dos hospitais — alertou.
Em contato com farmácias de Porto Alegre, a reportagem foi informada de que está proibida a venda do medicamento sem receita médica. Por um pedido dos hospitais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), somente as pessoas que necessitam do remédio para tratar outras doenças podem adquiri-lo nas drogarias da Capital. O produto é receitado para pacientes que se tratam de artrite, lúpus, doenças fotossensíveis e malária.
Diversas farmácias de Porto Alegre informaram, em um primeiro contato, que não há estoque do medicamento. Carlos Maximiliano Firme, balconista de farmácia localizada no Centro, revelou que as novas ordens são para que a comercialização da hidroxicloroquina seja controlada.
— Estamos tomando todos os cuidados na liberação do remédio. Muita gente tem comprado e fomos orientados que, a partir de agora, só será vendido com receita — afirmou.