Os turistas que seguem para Torres, no Litoral Norte, e gostam de desbravar as belezas da região que não estão, assim, tão à mostra, podem cruzar o Rio Mampituba para um passeio na vizinha Passo de Torres, na margem catarinense do rio. Distante da orla, na zona rural da cidade, está o Criatório São Lucas. O espaço abriga animais curiosos, como o cisne-negro, o pavão-azul-real, faisões e minicoelhos.
É administrado pelo policial militar aposentado Vanderlei Dias dos Santos, 54 anos, que deixou a movimentação da Região Metropolitana de Porto Alegre há mais de 10 anos para viver no campo.
— Escuto as notícias da violência, da vida na cidade e penso: "Já passei por isso, não quero mais". Preparei minha aposentadoria assim. Sem preparo, a gente não se aposenta legal — diz.
Oficialmente, a área é voltada para a criação de animais chamados ornamentais, mas o proprietário, percebendo a curiosidade dos que passam pela Estrada Geral São Francisco, resolveu abrir à visitação, para que os bichos possam ser vistos de perto e ao ar livre. As aves ficam em espaços cercados adequados para que a exuberância das penas não fique escondida.
Vanderlei não sabe ao certo quantos animais atualmente estão no criatório, mas enumera com facilidade as espécies mais exóticas, como a tadorna-australiana, o pavão-arlequim e o faisão-prateado-rabo-de-foice.
O criatório abre frequentemente para receber escolas, que aproveitam a proximidade com os bichos para ensinar aspectos sobre comportamento, hábitat e origem. Entre os mais apreciados pela garotada, está o minicoelho, que é comercializado como animal de estimação.
A área, com menos de um hectare, fica próxima a outro ponto turístico de Passo de Torres, o Morro dos Macacos. Os visitantes que chegarem a partir de Torres pela BR-101 devem cuidar acesso à cidade, que fica à direita na estrada.
Por ali, dobram na primeira à esquerda, pegando a estrada de chão batido, em bom estado na maior parte do trecho de aproximadamente 15 quilômetros.
A sugestão de Vanderlei Santos é que, antes de pegar a estrada, o turista ligue para agendar a visita, especialmente se o passeio envolver grupos maiores do que quatro pessoas.
Serviço:
Criatório São Lucas
Estrada Geral São Francisco, s/nº
De segunda a sábado, das 7h às 19h
Domingo, a partir das 15h
Ingressos: R$ 3
Informações e agendamentos: (48) 98813-2171 / www.criatóriosaolucas.com.br