
Muito antes de as escolas de samba desfilarem na Marquês de Sapucaí, uma outra competição mobiliza compositores, torcedores e comunidades inteiras no Rio de Janeiro. É a disputa de samba-enredo. Este processo que define a trilha sonora de cada agremiação no Carnaval 2027 poderá ser acompanhado ao vivo de qualquer lugar do Brasil.
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) lançou neste ano a Rio Carnaval TV, canal que transmitirá pelo YouTube as disputas pela melhor obra entre as escolas do Grupo Especial. Estão previstas cerca de 300 horas de programação ao vivo e gratuita, incluindo eliminatórias, semifinais e finais.
O projeto muda principalmente a experiência de quem acompanha o Carnaval longe do Rio. Até então, era comum que as transmissões se concentrassem nas finais, por iniciativa das próprias escolas.
Das 12 integrantes do Grupo Especial, 11 promovem concursos para escolher seus sambas-enredo em diversas etapas realizadas nas quadras.
A exceção é a Paraíso do Tuiuti, que encomenda seu samba diretamente a compositores que já assinaram obras da escola nos últimos anos.
Uma "Copa do Mundo" antes da Sapucaí
As disputas são um dos momentos mais tradicionais e competitivos do calendário das escolas de samba. Dezenas de parcerias de compositores podem participar do processo, apresentando diferentes interpretações musicais para um mesmo enredo. É uma espécie de "Copa do Mundo do samba".
Semana após semana, as obras são apresentadas nas quadras e avaliadas pelas direções das escolas. Algumas avançam, outras são eliminadas, até que os sambas finalistas – geralmente três – disputem a preferência da agremiação.
Não se trata apenas de escolher uma música. O samba-enredo acompanhará a escola durante toda a preparação e será cantado durante os cerca de 70 minutos de apresentação na Sapucaí.
É a obra que precisa traduzir musicalmente o enredo desenvolvido pelo carnavalesco. Ao mesmo tempo, tem o desafio de conquistar milhares de componentes e o público das arquibancadas durante o desfile. Sem contar os milhões que acompanham a disputa pela televisão e, principalmente, os jurados.
Por isso, as finais costumam transformar as quadras em grandes eventos. Torcidas são organizadas pelas parcerias, intérpretes defendem composições da própria escola e também das coirmãs, camisetas e materiais identificam cada samba concorrente.
Eliminatórias passam a ser transmitidas
É justamente essa etapa menos conhecida por quem acompanha o Carnaval apenas pela televisão que a Rio Carnaval TV pretende mostrar.
Ao todo, a previsão é de 70 transmissões ao vivo, somando quase 300 horas de conteúdo. As equipes estarão nas quadras das escolas e na Cidade do Samba acompanhando a preparação para 2027.
Segundo o presidente da Liesa, Gabriel David, a intenção é mostrar que o Carnaval não se resume aos dias de desfile:
— O samba é construído diariamente nas quadras e barracões das escolas de samba. Sempre reforçamos essa mensagem, que agora será materializada pela Rio Carnaval TV. Ela nasce para aproximar todos os apaixonados pela festa que estão espalhados pelo Brasil e fora dele.
Desfiles seguem na TV Globo
A criação do canal não altera a transmissão dos desfiles oficiais do Grupo Especial.
As apresentações na Marquês de Sapucaí continuarão sendo transmitidas pela TV Globo, dentro da parceria mantida com a Liesa, com exibição para mais de 130 países.
A Rio Carnaval TV será dedicada principalmente ao caminho até a avenida, que engloba ainda os "minidesfiles" e os ensaios técnicos, entre outras atrações.
Ordem dos desfiles na Sapucaí em 2027
Domingo (7 de fevereiro)
- União de Maricá
- Beija-Flor de Nilópolis
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
Segunda-feira (8 de fevereiro)
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Unidos da Tijuca
- Acadêmicos do Salgueiro
- Imperatriz Leopoldinense
Terça-feira (9 de fevereiro)
- Portela
- Unidos do Viradouro
- Acadêmicos do Grande Rio
- Estação Primeira de Mangueira



