
O que acontece quando uma receita de doce viraliza ao mesmo tempo em que uma feira superpopular está ocorrendo na capital nacional do doce? Os pedidos batem recorde, a febre chega até as bancas, e as doceiras precisam fazer hora extra para dar conta da demanda.
É o que aconteceu em Pelotas, na Região Sul, nesta semana, com o "morango do amor" — iguaria que vem fazendo sucesso na internet.
Desde a semana passada, os milhares de visitantes da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) vêm se deliciando com a receita, que leva brigadeiro, morango e uma calda de açúcar por cima. Mas, desde o início desta semana, a procura tomou outra proporção.
— O morango do amor já é febre na internet, e dei sorte de lançar na feira — conta a doceira Elaine Sturbelle. — Foi um show. Todo mundo está praticamente em desespero para comer, não estamos dando conta de fazer tudo o que pedem.
Elaine é pioneira na venda de doces caramelados (quando a sobremesa leva uma calda de açúcar por cima), mas viu a concorrência crescer nos últimos dias, desde que a receita viralizou. Segundo a Fenadoce, pelo menos outras duas bancas já passaram a produzir o doce para tentar dar conta da demanda.
Sucesso "da noite para o dia"
Luciana Silveira da Silva, conselheira da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas e representante das doceiras na Fenadoce, conta:
— Realmente é muito rápido, não dá tempo. Elas colocam no espaço para vender e, em questão de meia hora, já não tem mais. Está sendo um sucesso tão grande que nem as doceiras imaginavam. Foi uma coisa da noite para o dia, muito surpreendente. Viralizou de tal forma que nem as doceiras estavam preparadas para isso, tem faltado esse doce.
Em 2024, a Fenadoce recebeu mais de 311 mil visitantes e comercializou 1,9 milhão de doces. Neste ano, com a febre do "morango do amor", a previsão é superar esses números.





