
O Dia de Santo Antônio, comemorado em todo Brasil nesta sexta-feira (13), é uma das principais celebrações da Igreja Católica. A escolha da data tem relação com a morte de Antônio, que faleceu em 13 de junho de 1231.
Nascido Fernando, em Lisboa, Portugal, em 1195, Antônio não mudou apenas de nome ao encontrar sua devoção religiosa. De origem nobre, se aproximou do povo, pregou em diferentes países e, mesmo hoje, 791 anos depois de sua morte, segue movimentando uma legião de devotos.
Apesar da data ter grande importância no calendário católico, o Dia de Santo Antônio não é feriado oficial no país. Porém, algumas cidades que tem o religioso como padroeiro podem decretar feriado municipal, como a gaúcha Frederico Westphalen e Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Quem foi Santo Antônio?
Começou a vida religiosa como frade agostinho e se tornou, anos após o ingresso na Igreja, franciscano. Além de ser conhecido como santo casamenteiro e protetor dos pobres, Antônio é creditado por auxiliar os fiéis a recuperar objetos perdidos.
Atualmente, a santidade católica é considerada é padroeira de 35 cidades brasileiras. Antônio também se tornou um dos principais homenageados e símbolos das festas junina. A devoção a Santo Antônio transpõe os limites geográficos e o torna um dos santos mais populares, queridos e plurais da Igreja.
Antônio dedicou sua vida à pregação entre o povo e esteve em diversos lugares da Itália e do sul da França. Após uma crise de hidropisia — acúmulo de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo —, Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231.
Relação com o amor
No Brasil, Santo Antônio tem fama de santo casamenteiro. Ele ficou assim conhecido porque, segundo alguns relatos de fiéis, uma jovem que estava desesperada para casar e não tinha dinheiro para pagar o dote teria se ajoelhado diante de uma imagem do santo e pedido que ele a ajudasse.
Segundo a história, pouco depois, moedas de ouro teriam aparecido diante dela e ela teria conseguido, assim, realizar o seu sonho.
Em razão disso, até hoje muitos fiéis recorrem a Santo Antônio pedindo que ele os ajude a conseguir encontrar um parceiro ou a concretizar o matrimônio. Alguns fazem até simpatias, como colocar a imagem do santo na geladeira ou virar a estátua de cabeça para baixo até que o desejo seja cumprido.
Quais são os próximos feriados de 2025
Ainda que o Dia de Santo Antônio não seja uma folga prevista no calendário nacional, 2025 ainda reserva alguns feriados. Na próxima semana, será comemorado o dia de Corpus Christi, data também relacionada às tradições da Igreja.
Confira os próximos feriados do ano:
Junho
- 19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
Setembro
- 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil (feriado nacional)
Outubro
- 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
Novembro
- 2 de novembro (domingo): Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro (sábado): Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 de novembro (quinta-feira): Dia da Consciência Negra (feriado em alguns Estados)
Dezembro
- 24 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Natal (ponto facultativo após as 14h)
- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal (feriado nacional)
- 31 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Ano-Novo (ponto facultativo após as 14h)