
A celebração de Corpus Christi é uma das mais importantes no calendário cristão, que ocorre sempre 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada sempre em uma quinta-feira, o que também faz referência ao dia da semana em que teria acontecido a Santa Ceia. Neste ano, Corpus Christi é comemorado nesta quinta (19).
Ainda que mobilize milhares de fiéis ao redor do mundo todos os anos, a data não é considerada um feriado oficialmente. No caso do Brasil, o calendário prevê apenas ponto facultativo.
Porém, os serviços públicos podem optar se irão funcionar ou não. Além disso, a data pode ser transformada em feriado municipal conforme a legislação de cada cidade, como é o caso em Porto Alegre.
Estender o descanso para a sexta-feira, tornando Corpus Christi um feriado prolongado, não está previsto em lei e também depende de cada instituição.
O que é o Corpus Christi
Marcado por celebrações religiosas, procissões e a confecções dos famosos tapetes coloridos de serragem que enchem as ruas e as igrejas, o Corpus Christi afirma o sacramento da Eucaristia instituído por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa.
Do latim, o termo significa "corpo de Cristo". No sacramento, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus.
Para o catolicismo, foi em uma quinta-feira, um dia antes de ser morto e crucificado, que Jesus se reuniu com os apóstolos para a última ceia. Na ocasião, o filho de Deus teria mandado que sua lembrança fosse celebrada com pão e vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue.
O costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicolorido, teve origem com os imigrantes açorianos. No Brasil, essa tradição surgiu em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais.
Feriados e pontos facultativos em 2025
Veja quais dias de 2025 ainda serão feriados:
Setembro
- 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil (feriado nacional)
Outubro
- 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
Novembro
- 2 de novembro (domingo): Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro (sábado): Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 de novembro (quinta-feira): Dia da Consciência Negra (feriado em alguns Estados)
Dezembro
- 24 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Natal (ponto facultativo após as 14h)
- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal (feriado nacional)
- 31 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Ano-Novo (ponto facultativo após as 14h)