— Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser com ele consagrado a Deus para salvação da humanidade? — pergunta Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Ao responder "Quero, com a graça de Deus", Pedro Kauffman confirmou a vontade de ser padre, que começou ainda aos 13 anos. Hoje aos 27, é o único ordenado no ano de 2025 pela arquidiocese de Porto Alegre.
O caminho ao sacerdócio
As etapas para virar padre diocesano na região da Capital:
Animação vocacional
É uma espécie de acompanhamento vocacional anterior à entrada no seminário (também conhecido como kairós). Pelo menos uma vez por mês, o jovem participa de encontros para dialogar, expôr as razões pelas quais deseja ir para o seminário e para apresentação dos familiares.
Seminário menor
Se o candidato ainda estiver cursando o Ensino Médio, vai inicialmente para o chamado seminário menor, onde permanece para concluir essa etapa dos estudos formais. Há um local desse tipo em Esteio, por exemplo.
Seminário propedêutico
Quem já tem o Ensino Médio vai para uma etapa de um ano em seminário chamado propedêutico, como o que há em Gravataí, destinado a mais um período de esclarecimento sobre a vocação e preparação para as etapas seguintes.
Seminário maior
O seminarista faz um curso superior de Filosofia, com três anos de duração, e outro de Teologia, com quatro anos de duração — somando pelo menos sete anos de formação nesta etapa. Há um seminário maior em Viamão.
Síntese
Depois do curso de Teologia, participa de um ano de ações de "síntese vocacional", durante o qual é inserido em uma unidade da arquidiocese para colocar a teoria aprendida em prática. Forma-se diácono, podendo auxiliar os sacerdotes, e, ao fim de mais esse período de um ano, é ordenado padre em uma cerimônia.





