
Nesta sexta-feira (16), a World Press Photo anunciou a suspensão da atribuição de autoria da fotografia "The Terror of War", imagem vencedora do prêmio de Foto do Ano de 1973. A decisão vem após uma investigação conduzida entre janeiro e maio de 2025, motivada pelo documentário The Stringer, da The VII Foundation que estreou no Sundance Film Festival, e que acabou por colocar em dúvida a autoria do fotógrafo Nick Út, da Associated Press.
A foto – que mostra crianças vietnamitas fugindo de um ataque de napalm, incluindo a icônica figura de Kim Phuc, nua e ferida – é uma das imagens mais reconhecidas da história do fotojornalismo. Por décadas, ela foi atribuída a Nick Út, que recebeu o Prêmio Pulitzer pelo trabalho.
No entanto, a análise técnica feita sob supervisão da World Press Photo, considerando posição geográfica, distância do ponto de captura e o tipo de câmera utilizada, apontou que outros dois fotógrafos vietnamitas que estavam presentes – Nguyễn Thành Nghệ e Huỳnh Công Phúc – poderiam ter estado melhor posicionados para realizar o registro.
— Temos um processo estabelecido para lidar com alegações que surgem após a concessão de prêmios. (…) Em total transparência, hoje compartilhamos os resultados da nossa análise. É importante afirmar que a fotografia em si não está em disputa, e não há dúvida de que esta imagem representa um momento real da história – um momento que continua a reverberar no Vietnã, nos Estados Unidos e no mundo todo – declarou Joumana El Zein Khoury, diretora executiva da World Press Photo.
A organização reforça que a validade histórica e jornalística da fotografia permanece intacta. O que está suspenso, por ora, é apenas a autoria atribuída a Nick Út, até que surjam provas conclusivas. A entidade reconhece que essa pode ser uma questão sem resolução definitiva — uma das muitas “histórias contestadas” que fazem parte do próprio ofício do jornalismo visual.
Os detalhes da investigação serão apresentados neste sábado (17), durante o evento “The Stories That Matter”, às 15h (horário local), na De Nieuwe Kerk, em Amsterdã, seguido de uma sessão de perguntas com a diretora da instituição.