
As bonecas Labubu, criadas em 2015 em Hong Kong e popularizadas pela marca chinesa Pop Mart, foram retiradas temporariamente das lojas físicas no Reino Unido após registros de aglomerações, filas desde a madrugada e até brigas entre clientes.
Vendidas no formato blind box — em que o comprador não sabe qual modelo vai receber —, as bonecas viraram fenômeno global após serem exibidas por celebridades como Lisa, do BLACKPINK, e impulsionadas por vídeos que viraram tendência no TikTok.
Segundo informações da BBC, a decisão da Pop Mart ocorre após episódios de desordem em suas 16 unidades no Reino Unido.
A marca informou que as vendas presenciais foram suspensas “por segurança”, mas que continuam acontecendo normalmente pela internet. Um novo modelo de distribuição deve ser implementado em junho.
O que são as bonecas Labubu?
Criadas em 2015, pelo ilustrador Kasing Lung, as bonecas Labubu se destacaram, em pouco tempo, entre os "brinquedos colecionáveis". Elas são inspiradas no folclore nórdico e apresentam orelhas pontuadas, dentes afiados, combinando uma aparência "fofa" e assustadora.
A popularidade chegou após a cantora Lisa, do BLACKPINK, vestir a boneca como um acessório. O sucesso foi repentino e hoje, a boneca já possui mais de 300 variações de diversos tipos e até coleções raras.
Boneca virou item disputado
O apelo das Labubu é impulsionado pelo fator surpresa. A cada compra, o cliente tenta a sorte para conseguir uma versão rara, o que incentiva compras repetidas. Nas redes sociais, vídeos de unboxing somam milhões de visualizações, e há usuários que acampam na porta das lojas para garantir uma unidade.
A influencer Victoria Calvert, que foi até uma loja da Pop Mart em Londres, relatou ter presenciado confusão e gritos entre consumidores.
— Quando cheguei lá, havia uma multidão rondando a loja e havia uma vibração sensação negativa. As pessoas gritavam, basicamente dizendo que não havia mais Labubus. Cheguei a presenciar uma briga entre um trabalhador e um cliente — disse à BBC.
Escolas proíbem bonecas e revenda dispara
A febre gerou problemas em outros países. Na Indonésia, escolas decidiram proibir a entrada das bonecas após relatos de que alunos estavam criando “clubes exclusivos” para quem possuía uma Labubu, o que causava isolamento e incentivava o bullying.
Nas plataformas de revenda, modelos raros são oferecidos por até £150 (cerca de R$ 1,152) — mais de dez vezes o valor original. Fãs reclamam da prática, afirmando que revendedores estão dificultando o acesso para colecionadores reais.
"Cassino infantil"
O modelo das blind boxes também é comparado com as apostas. Como o consumidor não sabe qual versão vai encontrar, a dinâmica se assemelha a um sistema de roleta. Isso levou alguns críticos a chamarem a Pop Mart de “cassino infantil”.
Mesmo com as críticas, o impacto financeiro é expressivo. Em 2024, a Pop Mart teve crescimento de 204% no lucro e 107% nas vendas em comparação ao ano anterior, segundo a Forbes. Só a linha Labubu gerou ¥ 3,04 bilhões (o equivalente a R$ 2,3 bilhões), representando quase um quarto da receita da empresa.