Árvore de Natal
Por sua resistência ao inverno europeu, o pinheiro era usado para enfeitar as casas no Natal. Quando muitas árvores perdem as folhas e parecem secas, ele permanece verde e cheio de vida. Do velho continente, o costume espalhou-se. A árvore passou a simbolizar a presença de Deus na história da humanidade – sua forma triangular remete à fé na Santíssima Trindade, suas folhas verdes manifestam a divindade de Jesus, e suas luzes, a luz de Cristo que veio para iluminar a humanidade.
Papai Noel
Uma lenda sugere que a figura remete a um santo chamado São Nicolau, que viveu de 271 a 341 dividindo alimentos com pessoas pobres de forma discreta, quase em segredo. Assim teria nascido a tradição do "bom velhinho", que dá presentes para todos. A caracterização atual, de um homem barbudo, trajando casaco vermelho, cinto e botas pretas, foi criada pelo alemão Thomas Nast, em 1866. Ganhou popularidade devido à forte influência da Coca-Cola, que lançou uma campanha publicitária avassaladora em 1931.
Guirlanda
A forma redonda recorda o amor de Deus pelo ser humano, um amor que não tem fim. A coroa é um círculo feito de ramos verdes, geralmente de pinheiro. Ela representa a espera do nascimento de Jesus.
Presépio
A tradição foi introduzida na comunidade cristã por São Francisco de Assis. Nas peças que formam o presépio, estão a família de Nazaré: Jesus, Maria e José. E outros personagens que os evangelistas narram em seus textos, como anjos, pastores e animais. O presépio mostra a humildade de Jesus. O costume é colocar a imagem de Jesus só na noite de Natal, recordando seu nascimento.
Estrela de Natal
A estrela guiou os magos até o local do nascimento do menino Jesus. A peça dourada é posta no topo das árvores de Natal e simboliza tanto o astro como o próprio Cristo, considerado a verdadeira luz que guia a humanidade.
Três Reis Magos
Eram sábios que estudavam estrelas. Guiados por elas, chegaram a Belém, onde nasceu Jesus. Diz-se que eram três: Melquior, representante dos brancos europeus; Baltasar, asiático; e Gaspar, africano. Quando chegaram diante de Jesus, ofereceram seus presentes: ouro, incenso e mirra.
Anjo
Quando nasceu Jesus, os anjos anunciaram a boa notícia: "Glória no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade". Anjos são mensageiros do céu, que cantaram na noite de Natal a alegria daquele divino nascimento.
Bolas de Natal
Representam os frutos do Natal que Jesus trouxe, como alegria, paz, harmonia, fraternidade, amizade e amor.
Vela
Por milhares de anos, foi a fonte de luz noturna. A vela, portanto, representa a luz de Cristo iluminando a vida dos cristãos.
Sino
Serve para chamar a atenção das pessoas. É tocado para que as pessoas se recordem da Igreja e do chamado de Deus para viver o que Jesus ensinou.
Fontes: Arquidiocese de Porto Alegre e Catedral Metropolitana de Juiz de Fora/MG