
A sexta-feira amanheceu com temperaturas abaixo de 10°C em boa parte das cidades gaúchas – os termômetros chegaram a marcar 6°C em Caxias do Sul e São José dos Ausentes às 4h. A queda nas marcas ocorre devido a uma área de alta pressão atmosférica que, ao atuar sobre o Estado, trouxe uma massa de ar mais fria. Porém, ao longo da tarde, as máximas sobem e o clima fica ameno.
O tempo volta ficar firme em grande parcela do território gaúcho. Na faixa leste, incluindo a Região Metropolitana, devem ocorrer pancadas de chuva isoladas devido à umidade vinda do oceano e a áreas de instabilidade, de acordo com a Somar Meteorologia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que as máximas podem chegar a 20°C em Porto Alegre e Pelotas, 21°C em Santa Maria, 23°C em Alegrete e 17°C em Torres.
Leia mais:
Projetos têm verba federal para estudar estratégias contra zika
Conheça os vencedores do 4º Prêmio RBS de Educação
O sábado terá um pouco de cara de inverno graças a uma massa de ar frio que ganha força e faz com que as temperaturas caiam em todo o Rio Grande do Sul. Na Serra, há risco de geada e mínima abaixo de 3°C. Uma explicação para o frio fora de época é o fenômeno La Niña. Na Capital, os termômetros devem oscilar entre 10°C e 23°C, enquanto em Caxias do Sul podem ficar entre 7°C e 21°C.