Mais de 180 receitas que não precisam de fogão para ir à mesa. Mesmo que pareça impossível, os chefs canadenses, e adeptos da alimentação viva, David Côté e Mathieu Gallant oferecem no livro Essencial - A arte da Gastronomia sem Fogão pratos variados que não passam pelo processo de cocção. São entradas, saladas, patês, sobremesas, sopas e sucos preparados a partir de um processo de harmonização entre doce, salgado, ácido, amargo e picante, os cinco sabores primários.
Considerada a mais radical entre as dietas vegetarianas, o crudivorismo prega uma alimentação de origem vegetal e crua, privilegiando ingredientes que não passem por cozimento algum. Os seguidores desse estilo de vida acreditam que o cozimento causa a perda de nutrientes e pregam que o crudivorismo oferece uma noção do ph do corpo e da importância das enzimas, além trabalhar com uma maior quantidade de nutrientes, para desintoxicar, aumentar a energia e melhorar a circulação do sangue.
A obra apresenta novas maneiras de cozinhar, ensinando técnicas como desidratação, fermentação e marinadas, ensinando o passo a passo detalhado das receitas. Entre as técnicas descritas, a desidratação é utilizada para pratos como amônidegas sem carne, falafel vivo, pão de cebola e massa de pizza. O desidratador conserva, segundo os autores do livro, a integralidade nutricional ao extrair a água devagar, por meio de uma ventilação em baixa temperatura (o máximo que se pode atingir no crudivorismo é 40 graus). Assim, evita-se a cocção e a destruição das enzimas e dos nutrientes.
ESPAGUETE AO PESTO
Porções: 4
1 maçã
8 abobrinhas médias
3/4 xícara (chá) de pesto de pistache com manjericão
2 colheres (sopa) de suco de limão
siciliano
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 punhados de espinafre
1 xícara (chá) de cogumelos marinados
1/4 de xícara (chá) de crumesão
Cogumelos marinados
2 xícaras de cogumelos paris frescos
e fatiados
4 colheres (chá) de sal marinho
4 colheres (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
moída
Crumesão
1 xícara de castanha-do-pará
1/4 de dente de alho picado
1/2 colher (chá) de sal marinho
1 pitada de pimenta-do-reino
Pesto
1/2 xícara (chá) de pistache
1/3 de xícara (chá) de castanha-de-caju
1 xícara (chá) de manjericão fresco
1 1/2 dente de alho
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de sal marinho
Modo de fazer:
1. Para o pesto, deixe os pistaches e as castanhas-de-caju de molho por 4 horas. Escorra bem.
2. No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma pasta cremosa e untuosa.
3. Para o crumesão, coloque todos os ingredientes no processador e bata rapidamente, com o botão "pulsar", até obter uma mistura granulada, porém crocante.
4. Para a marinada de cogumelos, misture bem os cogumelos com o sal, a pimenta-do-reino e o azeite. Deixe marinar por 15 minutos. Os cogumelos vão soltar água e ficar com metade do tamanho.
5. Descarte a água que se formar no fundo da tigela antes de usar os cogumelos.
6. Para o espaguete, corte a maçã e as abobrinhas em espaguetes com o fatiador espiral ou fatiador (mandoline).
7. Em uma saladeira, misture os espaguetes, o pesto, o suco de limão siciliano e o azeite.
8. Para servir, faça um leito de folhas de espinafre em cada prato. Acrescente uma porção de espaguete com pesto e os cogumelos marinados.
9. Por fim, salpique crumesão.