A história da Medicina no Estado e no Brasil se une com a da família que mora neste living minimalista. Herdada do bisavô do proprietário, fundador do laboratório Pereira Filho, a escrivaninha fez parte de uma série de importantes estudos sobre o tratamento da tuberculose. Hoje, ao lado da cristaleira com vidros bisotados e espelhos originais, é um dos destaques do projeto de interiores da arquiteta e urbanista Izabela Pagani.
Segundo a profissional, as peças foram valorizadas pela linguagem minimalista do living. Entre os recursos, painéis de madeira em laca cinza-claro fosca criam uma sensação de unidade ao encobrirem também as guarnições das portas e o volume da churrasqueira:
– Estes painéis destacam o tom da madeira e as formas entalhadas à mão dos móveis.
As demais propostas para o amplo ambiente deveriam valorizar a circulação (o casal morava em uma casa e queria apenas poucos e bons móveis) e tudo clean: piso cerâmico acinzentado, sofás de couro e mesas de vidro. Para dar um toque acolhedor, a iluminação com lâmpadas de LED tem temperatura quente e tom amarelado.