Espaços compactos são um desafio. Criadas as soluções, porém, tornam-se facilitadores da vida contemporânea. Nesta casa geminada de 94 metros quadrados e cômodos enxutos, o visual leve oculta o quebra-cabeças montado pela arquiteta Ligia Piccini, do escritório Kali Arquitetura, para que aproveitamento de espaço e boa circulação andassem lado a lado.
No primeiro pavimento, uma decisão a médio prazo foi tomada: o home office foi projetado no vão embaixo da escada, deixando os quartos do segundo andar livres para a futura chegada dos filhos – acertada, pois hoje já são dois pequenos correndo pela casa.
No living, a falta de delimitação entre estar e jantar é um pulo do gato, segundo a profissional, além de, por meio do efeito de continuidade, passar a sensação de que o ambiente é mais extenso. Entre o sofá e a mesa de jantar (com pé antigo e um tampo novo, na mesma melamina do restante do espaço), um aparador-banco é o espaço que traduz o conceito de "decorar sem muitas amarras".
Para o conforto de todos os moradores
Prática, a casa foi pensada para ser usada sem melindres. Tanto que o piso prático foi pensado para o trânsito livre dos dois cachorrinhos da casa. No pátio, que antes tinha grama, agora a proposta é de uma sequência da área social protegida da chuva, mas com astral de natureza.
Volume contínuo
Como a sala é estreita, a ideia da arquiteta foi "colar" o mobiliário na parede lateral, formando uma grande linha que tem início no sofá e segue pelo jantar. A marcenaria é melamina Rovere Bianco, da Masisa, laca branca e espelho bronze.
Nova posição
O móvel da TV foi projetado ao lado da escada – atrás, de um lado está o home office (veja foto de capa) e, à esquerda, é a posição onde fica um pequeno lavabo.
Móveis práticos
Futons e pufes da Tok&Stok dão dinamismo à área do jantar, que tem como ponto de luz dois pendentes da Leroy Merlin. A posição do ar-condicionado foi mantida e integra a área onde os livros e objetos fazem o papel de objetos de decoração.
Cozinha compacta
O ponto hidráulico na cozinha foi modificado para a criação da bancada em formato de L, que permite que duas pessoas usem o espaço de apenas 6 metros quadrados ao mesmo tempo (uma no fogão, outra na pia). As portas ganharam este formato pelo mesmo critério.
Uso potencializado
Como um declive não permitia a otimização do pátio, a solução foi nivelar o piso com um deque de madeira eucalipto. No fechamento da pérgola, foi usado o policarbonato, que não bloqueia a luz natural.
Apoio estratégico
Para deixar a cozinha mais livre quando duas pessoas estiverem usando, uma parte dos equipamentos está na torre de fornos. A bancada de granito preto São Gabriel também é suporte para a churrasqueira.
Relax sob medida
Com uma medida padrão de 12 metros quadrados, o quarto do casal segue a proposta de móveis claros da área social – tanto que a melamina usada é a mesma, a Rovere Bianco.
O que difere em materiais é o piso, agora um vinílico, mais confortável para dormitórios em função das características atérmicas, sem perder em praticidade.
Estreito, o cômodo não deixou muitas alternativas para a posição da cama: embaixo da janela. No lugar das cabeceiras tradicionais, a ideia da arquiteta Ligia Piccini, do escritório Kali Arquitetura, foi projetar um volume que criasse toda uma moldura funcional, que inclui criados-mudos e prateleiras.
Com esta posição, foi possível idealizar um volume para a TV, também em marcenaria sob medida, que é usado como um prático closet. Sem deixar nenhum espaço sem utilidade, atrás da porta Ligia usou apenas 20cm de profundidade para um armário de apoio, com duas portas estreitas de vidro bronze, que ajuda na organização de itens menores.
No banheiro de 4 metros quadrados, a grande bancada de granito esculpido não tem concorrentes: o armário de melamina é recuado, sem atrapalhar no visual da pia com dois misturadores.
Uma que vale por duas
Os moradores queriam uma bancada com duas cubas. A proposta de Ligia Piccini foi a seguinte: fazer uma, porém mais impactante. O resultado é um volume esculpido de granito Branco Itaúnas.
Atrás da porta
Com apenas 20cm de profundidade, um pequeno armário foi projetado para peças pequenas, como gravatas e lenços. As portas são de espelho bronze.
Moldura na janela
A marcenaria abraça a janela desde os criados-mudos até um acabamento junto ao forro – em uma das laterais, prateleiras fazem um acabamento estratégico.
Espaço disfarçado
O painel da TV com nicho para equipamentos eletrônicos é uma grande caixa em melamina Rovere Bianco que, do outro lado, é usada como closet.