Bebê em casa é uma alegria. E também traz a necessidade de mudanças nos móveis, com soluções para novos usos das peças e reorganização dos cômodos. Veja dois projetos da arquiteta Carina Fraeb.
Trocador prático
Este quarto de 9,5 metros quadrados precisava contemplar o bercinho, a poltrona de amamentação em tecido de camurça sintética e a cama auxiliar de ferro. Para tanto, foi necessário criar o mobiliário sob medida com soluções como o trocador embutido no armário.
Com 1m30cm x 70cm e uso de rodinhas com trava, a bancada fica totalmente dentro do vão entre cômoda e nicho quando não está em uso. Para uma harmonização com as cores claras do dormitório (bege e azul), o revestimento escolhido foi melamina branca e em versão amadeirada.
Para o piso, mais praticidade: vinílico com sistema de instalação clic da marca Beaulieu, em tom semelhante ao da estante. Como retoque da decoração, Fraeb criou diferentes formatos de nichos nas paredes, que futuramente podem receber livros no lugar dos brinquedos.
Esconderijo estratégico
Do mano para a irmazinha. Este quarto era do filho mais velho do casal e passou por adaptações para receber a caçula. A troca da cama pelo berço veio acompanhada de uma nova temática: casinhas, com destaque para a pintura de Stella Copstein Courtes nas paredes.
Mas chama a atenção uma ideia que otimiza o espaço de uma forma discreta. Atrás do trocador, com medidas de 80cm x 50cm, foi criado um painel com efeito de lambri e 1m10cm de altura. Afastado 20cm da parede, ajuda a ocultar um colchão reserva.
O aconchego é uma das marcas do projeto, conta a arquiteta Carina Fraeb, que atualizou todos os tecidos do enxoval com peças executadas pela Casa Enfeitada, de Alícia Wenzel. No piso, o carpete da marca Santa Mônica compõe com a paleta clarinha e romântica que emoldura a marcenaria com pintura em laca branca.