
A partir desta quinta-feira (19), cinco cinemas de Porto Alegre vão promover a segunda parte do Ghibli Fest, mostra que comemora os 40 anos do Studio Ghibli. As sessões são no Cinemark do Barra Shopping, do Bourbon Ipiranga e do Bourbon Wallig, no Cinesystem do Bourbon Country e na Sala Paulo Amorim da Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Ao todo, serão exibidos 14 filmes do célebre estúdio de animação japonês. Entre os títulos, estão o clássico Meu Amigo Totoro (1988) e o belíssmo A Viagem de Chihiro (2001), ganhador do Oscar da categoria, ambos dirigidos por Hayao Miyazaki. A programação se encerra no dia 4 de março (confira logo abaixo as sessões da primeira semana na rede Cinemark e no Cinesystem e todas as da Paulo Amorim).
No ano passado, o Studio Ghibli bombou nas redes sociais por causa do recurso de inteligência artificial (IA) que permite gerar imagens ao estilo do estúdio. A onda criou um paradoxo incontornável, porque uma das marcas do Ghibli é o trabalho à moda antiga: cada quadro é desenhado à mão.
Os filmes do estúdio costumam retratar a natureza como um refúgio. Esses cenários também nos ajudam a escapar da nossa normalidade urbana e nos permitir embarcar na fantasia. Geralmente, os mundos mágicos contribuem para que os personagens lidem com a sua realidade e inspiram a resolver seus problemas internos e externos.
A guerra, de forma direta ou alegórica, é um tema frequente, vide Túmulo dos Vagalumes (1988), de Isao Takahata, Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992), O Castelo Animado (2004) e O Menino e a Garça (2023), os três de Hayao Miyazaki, e Da Colina Kokuriko (2011), de Gorô Miyazaki (filho de Hayao). A mensagem é sempre pacifista, valorizando a comunhão entre o mundo real e o mundo fantástico, ou seja, entre dois povos diferentes ou duas nações em conflito. A escolha de crianças como protagonistas é uma aposta no futuro.
Os filmes da programação do Ghibli Fest
1) Nausicaä do Vale do Vento (1984)

De Hayao Miyazaki. É um filme precursor do Studio Ghibli. A história se passa em um futuro apocalíptico no qual o reino litorâneo do Vale do Vento é uma das únicas regiões ainda povoadas do planeta. A princesa Nausicaä e sua população lutam para reestabelecer a ligação entre a humanidade e a natureza, ponto-chave na reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial.
Sessão já divulgada: no dia 4 de março, às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
2) O Castelo no Céu (1986)

De Hayao Miyazaki. É o primeiro longa-metragem produzido já sob o nome Studio Ghibli. Na trama, Sheeta, misteriosamente, cai dos céus nos braços de Pazu, e os dois saem em aventuras para escapar da perseguição de piratas e do exército. O resultado é uma busca pela verdadeira identidade de Sheeta e por Laputa, um misterioso castelo no céu.
Sessões: segunda (23), às 19h, no Cinesystem, e às 19h40min, no Cinemark Barra, no Cinemark Ipiranga e no Cinemark Wallig; domingo (1º), às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
3) Meu Amigo Totoro (1988)

De Hayao Miyazaki. Ambientado no pós-Segunda Guerra, acompanha o dia a dia de duas irmãs na zona rural. Em meio ao tédio doméstico, a dupla encontra tempo para interagir com poeiras mágicas e fazer amizade com Totoro, um espírito da floresta de aparência similar a um gato gigante que acabou se tornando o símbolo do estúdio.
Sessão já divulgada: terça-feira (24), às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
4) O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

De Hayao Miyazaki. A bruxinha Kiki muda-se para uma cidade litorânea. Lá, ela enfrenta uma jornada de amadurecimento enquanto administra o serviço de correio aéreo com sua vassoura.
Sessões: quarta-feira (25), às 19h, no Cinesystem, às 19h30min, na Sala Paulo Amorim, e às 19h40min, no Cinemark Barra, no Cinemark Ipiranga e no Cinemark Wallig
5) Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

De Hayao Miyazaki. No período entre guerras, um veterano piloto italiano cai em uma ilha deserta e se vê transformado em um porco bípede (e de bigode), mas ainda com suas habilidades aéreas afiadas. Torna-se, então, um aviador aventureiro enfrentando piratas do ar, resgatando passageiros e driblando a polícia fascista.
Sessão já divulgada: nesta quinta-feira (19), às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
6) Princesa Mononoke (1997)

De Hayao Miyazaki. O corajoso príncipe Ashitaka luta com o demônio que invadiu sua aldeia. Na batalha, ele se fere e é contaminado por uma maldição que aos poucos o tornará em um demônio semelhante. A única forma de se livrar desse destino é buscar a cura na floresta proibida. Lá, ele enfrenta animais fantásticos e conhece a princesa Mononoke.
Sessões: sábado (21), às 16h, no Cinesystem, e às 19h40min, no Cinemark Barra, no Cinemark Ipiranga e no Cinemark Wallig; domingo (22), às 16h30min, na Sala Paulo Amorim
7) A Viagem de Chihiro (2001)

De Hayao Miyazaki. Durante a mudança de casa, uma menina de 10 anos depara com um mundo de deuses, bruxas e espíritos, faz amigos e inimigos e aprende lições de solidariedade e humildade. Vencedor do Oscar de melhor longa de animação.
Sessões: nesta quinta-feira (19), às 19h, no Cinesystem, às 19h40min, no Cinemark Barra, no Cinemark Ipiranga e no Cinemark Wallig; no dia 3 de março, às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
8) O Reino dos Gatos (2002)

De Hiroyuki Morita. A história acompanha os felinos Muta e Barão tentando resgatar Haru. Após salvar o príncipe Lune, a jovem entrou no mundo dos gatos e transformou-se parcialmente, agora ela precisa de ajuda para tentar fugir.
Sessões: domingo (22), às 16h, no Cinesystem, às 16h50min, no Cinemark Barra, no Cinemark Ipiranga e no Cinemark Wallig, e às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
9) O Castelo Animado (2004)

De Hayao Miyazaki. Amaldiçoada por uma bruxa vingativa, a chapeleira Sophie parte em busca de ajuda. No processo, encontra o misterioso feiticeiro Howl e seu castelo ambulante. Sem revelar sua verdadeira identidade, ela é contratada para realizar serviços domésticos no local.
Sessão já divulgada: dia 27, às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
10) Contos de Terramar (2006)

De Goro Miyazaki. O mago Ged investiga o que está afetando o equilíbrio das coisas e causando estranhos incidentes. Em sua busca, ele conhece o príncipe Arren, que relata estar sendo perseguido por algo sombrio. Durante a jornada juntos, eles percebem que o mundo encontra-se em desarmonia.
Sessões: terça (24), às 19h, no Cinesystem, e às 19h40min, no Cinemark Barra, no Cinemark Ipiranga e no Cinemark Wallig; dia 28, às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
11) Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008)

De Hayao Miyazaki. Ponyo é uma peixinha que conhece o garoto Sosuke. Ele a leva para a sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre eles são tão grandes, que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de Sosuke.
Sessão já divulgada: dia 26, às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
12) O Mundo dos Pequeninos (2010)

De Hiromasa Yonebayashi. Minúsculos seres vivem sob o soalho de uma casa velha no subúrbio de Tóquio. Eles sobrevivem às sombras tentando passar despercebidos pelos humanos. Mas Arrietty acredita que pode estabelecer uma amizade com um jovem que se hospeda na casa, apesar da diferença de tamanho.
Sessão já divulgada: sábado (21), às 19h30min, na Sala Paulo Amorim
13) O Conto da Princesa Kaguya (2013)

De Isao Takahata. Na releitura do conto do Cortador de Bambu, Kaguya é encontrada ainda bebê no tronco de um bambu brilhante. Depois de crescer, ela se torna alvo da cobiça de nobres e até do imperador. Para tentar se livrar dos pretendentes indesejados, os envia em missões impossíveis. Mas terá que enfrentar seu destino.
Sessão já divulgada: sábado (21), às 16h30min, na Sala Paulo Amorim
14) As Memórias de Marnie (2014)

De Hiromasa Yonebayashi. A tímida Anna, de 12 anos, vai passar um tempo com os tios no campo. Lá, ela conhece Marnie, que se torna sua melhor amiga. Porém, aos pouco ela descobre que Marnie não é bem quem parece ser.
Sessões: sexta-feira (20), às 19h, no Cinesystem, às 19h30min, na Sala Paulo Amorim, e às 19h40min, no Cinemark Barra, no Cinemark Ipiranga e no Cinemark Wallig
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.
Já conhece o canal da coluna no WhatsApp? Clique aqui: gzh.rs/CanalTiciano



