
Um dia depois de o vereador Tiago Green, de Guaíba, ter sido excluído da lista de candidatos a deputado estadual da federação PSDB-Cidadania, três dirigentes do partido dele foram à convenção do Progressistas, neste sábado (1º), anunciar apoio a Luciano Zucco (PL) para governador.
A presidente do Cidadania, Fernanda Biskup, o vice, Valmor Freitas, e o tesoureiro, Clayton Alexsandro da Silva Ortiz, anunciaram o apoio como forma de protesto contra Marcelo Maranata, ex-prefeito de Guaíba e candidato tucano a governador, que pediu a exclusão de Green da lista de candidatos para não prejudicar sua esposa, Deisi Maranata, que concorre a deputada estadual pelo Podemos, partido aliado de Zucco.
Na prática, o casamento entre PSDB e Cidadania desmoronou há muito tempo. A federação só não foi desfeita porque existe uma exigência legal de permanecerem juntos durante toda a vigência do mandato. A única deputada federal eleita pelo Cidadania, Any Ortiz, já trocou o partido pelo PP. Os principais dirigentes do Cidadania são ligados a ela.
Com dificuldade para vencer a cláusula de barreira, o Cidadania corre o risco de extinção, mesmo federado com o PSDB, o que levará os remanescentes a migrarem para outros partidos. No Rio Grande do Sul, a maioria deve acompanhar Any Ortiz no PP.
"Sentimento é de quebra de democracia"
Inicialmente o Cidadania pretendia recorrer da decisão da convenção, mas desistiu. Restou a Green aceitar a decisão, mesmo frustrado e indignado.
— Estava com a campanha engajada, ainda ontem de manhã pediram o nome que eu usaria na urna. Sentimento é de quebra de democracia. Vou deixar esfriar a cabeça e na segunda-feira farei um pronunciamento sobre a situação — disse Tiago à coluna.
O presidente do PSDB, Moisés Barboza, negou que Green tenha sido excluído por pressão de Maranata. Disse que o motivo foi o desrespeito à federação, já que, em vídeo, ele rejeitou a chapa majoritária aprovada em convenção.
No final da tarde, a presidente do Cidadania divulgou nota sobre sua presença na convenção do PP e informou que haverá recurso contra a decisão que impediu Green de ser candidato.
Confira a íntegra:
Estive presente na convenção do Progressistas a convite da deputada federal Any Ortiz, que possui uma trajetória de muito trabalho e compromisso pelo Cidadania.
Sobre a eleição majoritária e um eventual apoio ao candidato Zucco, a nossa posição neste momento está vinculada à segurança institucional do partido e ao respeito pelos nossos quadros.
Recebemos com muita indignação o veto à candidatura a deputado estadual do vereador Tiago Green. O Tiago é o vereador mais votado de Guaíba, eleito pela nossa Federação PSDB-Cidadania na última eleição, em um processo que refletiu uma oposição liderada pela candidatura a prefeita da Cleusa Silveira (PSDB) em 2024.
A Executiva do Cidadania já está preparando o recurso desse veto para a Executiva Nacional da federação. A partir dessa definição, faremos uma reunião da nossa direção estadual para deliberar de forma coletiva sobre os rumos e alianças do partido na eleição majoritária.
Fernanda Biskup
Presidente Estadual do Cidadania - RS





