
No 15º andar do prédio do Tribunal Regional Eleitoral, com vista para o Guaíba, foi lançada nesta terça-feira (14) a campanha “Biometria: o futuro tem a sua digital”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o TRE-RS e a Assembleia Legislativa, com o apoio da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert).
Para evitar correria de última hora, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores procurem o cartório eleitoral o mais breve possível, porque o prazo se esgota em 6 de maio. Esse prazo vale também para a transferência de endereço do domicílio eleitoral e para o alistamento de novos eleitores. Os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição podem fazer o título até 6 de maio e votar em outubro.
As entidades estimulam o cadastramento biométrico para garantir a segurança na identificação do eleitor. No futuro, a biometria será obrigatória, mas na próxima eleição ainda será possível votar apresentando um documento de identidade. Com o cadastramento biométrico, o título de eleitor em versão digital, com foto, passa a valer como documento de identidade.
O vice-presidente da Agert, Luís Cardoso, agradeceu, em nome da entidade, a oportunidade de renovar uma parceria histórica. Destacou que a colaboração com a Justiça Eleitoral busca levar informação precisa ao eleitorado, além de atuar com equilíbrio e contribuir para a lisura do processo democrático.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Peres, agradeceu a oportunidade de contribuir com uma campanha de grande relevância para a população. Afirmou que “tudo o que é digital oferece mais segurança” e defendeu o direito ao voto.
O presidente do TRE-RS, desembargador Mario Crespo Brum, elogiou a ação e agradeceu o apoio da Agert na ampliação do alcance da campanha. Reforçou que o TRE-RS tem a missão de garantir a legitimidade do processo democrático, assegurando que cada cidadã e cada cidadão possa exercer o direito ao voto com segurança e tranquilidade.




