
Com as reiteradas afirmações do governador Tarcísio de Freitas de que será candidato à reeleição em São Paulo, caberá ao PSD de Gilberto Kassab colocar no tabuleiro a peça que falta para compor o cenário eleitoral de outubro. Tarcísio era a opção número 1 de Kassab e tanto Ratinho Júnior quanto Eduardo Leite sabiam dessa preferência e estavam dispostos a apoiar o governador de São Paulo. Como Flávio Bolsonaro entrou em cena, ungido pelo pai e com quem Tarcísio não quer brigar, abriu-se o caminho para Ratinho assumir a candidatura que ensaia nos seus discursos e postagens nas redes sociais.
Ter candidato próprio é uma forma de evitar o racha no PSD, que hoje ocupa cargos no governo Lula, tem simpatizantes de Flávio Bolsonaro e é o partido que mais elegeu prefeitos no Brasil em 2024.
A dúvida é se Ratinho realmente quer ser candidato a presidente numa disputa contra o presidente Lula e contra Flávio. Ele já disse que renunciará no final de março para ser candidato — à Presidência ou ao Senado. Se Ratinho decidir pelo Senado, em que é franco favorito, o PSD deverá tirar a terceira carta da manga, que é Leite.
Nas pesquisas, o governador do Rio Grande do Sul só passou a figurar nas últimas semanas. Seus índices não são muito piores do que os de Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), candidatos declarados a presidente, mas que não conseguem decolar. Leite nunca escondeu o desejo de ser candidato, mas sempre disse que apoiaria Tarcísio ou Ratinho.
Nesta sexta-feira (23), Kassab fez um afago no governador gaúcho ao compartilhar em seu perfil no X o editorial do Estadão, com o título “A lição de civilidade de Eduardo Leite”. O editorial aborda a reação de Leite às vaias da torcida petista durante a visita do presidente Lula a Rio Grande. Kassab escreveu: “Quero dividir este excelente editorial...” e anexou o texto.
Kassab completou, na sequência, compartilhando o que chamou de "ótimo artigo" assinado por Dora Kramer, na Folha de S. Paulo, intitulado "Leite dá a Lula aula de equilíbrio político".
Na quinta-feira (22), o deputado gaúcho Delegado Rodrigo Zucco, do Republicanos, foi a São Paulo e conversou com Tarcísio. Voltou convencido de que ele será mesmo candidato à reeleição e que “é quase uma unanimidade em São Paulo”. Os dois se encontraram antes de Tarcísio postar nas redes sociais a nota em que descarta a candidatura a presidente e declara apoio a Flávio Bolsonaro.




