
O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Em meio às comemorações pelos 150 anos da imigração italiana, o secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Eduardo Loureiro, recebeu o cônsul-geral da Itália, Valério Caruso, em São Miguel das Missões. O encontro, realizado nesta sexta-feira (31), marcou o início de um intercâmbio voltado ao fortalecimento das relações culturais e econômicas entre os dois países.
Loureiro destacou que a visita ocorre em um momento simbólico, às vésperas das celebrações pelos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis. Segundo o secretário, o encontro reforça o papel da comunidade italiana na formação do Estado, com forte contribuição econômica e cultural.
— Os italianos contribuíram muito para a formação do nosso Estado, da nossa história. Eles têm uma participação muito ativa na economia e um espírito empreendedor incansável — destacou.
Do encontro participaram prefeitos da região e o secretário-adjunto Fabiam Thomas, que discutiram com o cônsul possibilidades de parcerias em turismo, cultura e comércio. Caruso visitou o sítio arqueológico de São Miguel das Missões e, neste sábado (1º), cumpre agenda em Santo Ângelo, onde participa de um jantar com lideranças e associações italianas locais.
A visita é a primeira de Caruso à região das Missões e consolida a intenção do governo estadual de aproximar o Rio Grande do Sul da Itália em novas frentes culturais e de desenvolvimento regional.




