
Um conjunto de medidas para socorrer os exportadores gaúchos prejudicados pelo tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será anunciado nesta sexta-feira (25) pelo governador Eduardo Leite. A partir das 8h, no Palácio Piratini, Leite se reúne com entidades representativas dos setores produtivos para tratar das tarifas.
Após o encontro, as medidas serão detalhadas em entrevista coletiva.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado mais prejudicado pelo tarifaço. Cálculos preliminares indicam que, somente neste ano, os exportadores gaúchos perderão cerca de R$ 2 bilhões como consequência da suspensão de contratos pela impossibilidade de absorver o aumento do custo dos produtos.
Limitações orçamentárias dificultam a ajuda direta aos exportadores prejudicados. O Estado encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 com previsão de déficit. Os recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs) não se enquadram nessa finalidade.
Um dos caminhos é os bancos públicos (Banrisul, BRDE e Badesul) socorrerem os exportadores com empréstimos.
A par de medidas práticas, o governador seguirá insistindo na necessidade de o governo brasileiro negociar com os Estados Unidos, mesmo que Trump não tenha aberto um canal de diálogo como fez com outros países com os quais já fechou acordo, como o Japão e o Reino Unido.



