
O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Porto Alegre no dia 30 de junho para participar de mais um debate do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa. Na Capital, Haddad falará sobre o Novo Brasil, plano de transformação ecológica proposto pela pasta federal.
A transição energética e a reindustrialização verde estão entre as prioridades definidas pela Fazenda desde o início do atual governo. O Novo Brasil foi lançado no final de 2023, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai.
O plano engloba uma série de políticas públicas que preveem, principalmente, investimentos em infraestrutura. O programa é baseado em seis eixos:
- Finanças sustentáveis
- Adensamento tecnológico
- Bioeconomia e sistemas agroalimentares
- Transição energética
- Economia circular
- Nova infraestrutura verde
Além da proposta de sustentabilidade, os objetivos da Fazenda com o Novo Brasil preveem também a geração de empregos, a elevação do PIB, aumento da competitividade e produção tecnológica voltada ao meio ambiente.
No final de 2024, o governo divulgou vídeo sobre o plano de transformação ecológica:
A agenda ambiental de Haddad está alinhada com a bandeira escolhida pelo presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas (PT), para o Fórum Democrático. Para 2025, o tema de debate é sustentabilidade e transição energética.
Detalhes do evento com a presença de Haddad, como horário e local, ainda não estão definidos.